escrevo isto no computador de casa, num sótão forrado a madeira onde não circula... nada.
só o suor que teima em encharcar-me e faz-me perguntar para que é que tomei banho hoje.
mas a questão não é o calor.
esse vem com o verão.
ontem saí dos ensaios no meio de uma neblina espessa e sufocante. não trazia aquela humidade que, em movimento, refresca.
era escura e estava por toda a cidade. por toda a auto-estrada. pela minha localidade e sabe-se lá por que outras zonas.
quando abri a porta de casa, ardiam-me os olhos, as narinas. o cheiro de terra perdida, morta, ainda quente esteve por toda a viagem. não vi chamas, brilhos incandescentes... mas estavam presentes pelos 30 km que percorri.
hoje está nublado por aqui. mas é a tal película de fumo feia, baça. e o cheiro mantém-se.
já há 3 casas per capita, não é o que dizem? já temos as aldeias descaracterizadas, as cidades cheias de casas vazias, algumas pejadas de prédios vazios para venda há anos... é o caso de uns à entrada da minha terrinha.
quem ganha? eu não sou.
quem é essa gente sem alma, que nunca respirou fundo o cheiro dos pinheiros e eucaliptos? que nunca brincou com uma pinha, que nunca apanhou flores e amoras no campo? que nunca teve nem se pôs no lugar de quem teve um pedaço de terra de onde retira o único sustento? onde tem a casa que demorou uma vida a pôr de pé?
somos pequeninos, pobres e moramos longe. todos. menos os que mandam e não se importam que ardamos vivos em fogueiras de vaidade.
só me apetece gritar: deixem o meu país em paz!
Comentários
as palavras têm que ser usadas (nox diax que correm xão maix abusadax. pobre Camõex, camandro!).
As minhas desculpas a ti e aos leitores do polegadas. Excedi-me no último comentário. Não mudei de opinião mas este não é o local para emitir julgamentos deste género.
aqui podes dizer o que te apetecer, ok?
olha, e há coisas boas: sítios onde descobres pessoas que valem a pena ;) beijinho!
Baci *******
run away: e, portanto, não gostam de ervilhas e queimam as árvores para não voltarem a ter de as comer...? :P
O meu último post - que suponho datar do mesmo dia que este - atesta-o.
Beijinhos!