como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho.
outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!"
bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferidos: pentear-se, maquilhar-se e vomitar. garanto que a quantidade de cabelo no chão é surpreendente, assim como os pós coloridos no lavatório, a luz sempre acesa (saem e não sabem, não sabem, não conseguem desligá-la). hoje cheirava, efectivamente, aos aromas pós-gregorianos.
tirar um café no bar do centro é um exercício de paciência. é perguntarmo-nos frequentemente se nos estarão a querer fazer um fato novo. é pensarmos em encontrar depressa uma chibata para nos penitenciarmos por termos invadido o espaço comum. é inventarmos maneira de pousarmos o copinho de plástico no balcão sem manchar as pilhas de papéis com o "preencha por favor, nome, altura, busto, experiência" que os "agentes" tão magistralmente espalharam sem se lembrarem que aquilo não é uma extensão do seu gabinete.
outras zonas comuns, como o hall, são afinal o redil pleno de belos exemplares da geração morangos portuguesa, salpicado aqui e ali de um ou outro desgraçado que até faz umas coisas de vez em quando.
nas paredes dessas zonas comuns, papéis sobre "o que levar vestido", "como agir perante a câmara" elucidam os psicólogos, advogados, arquitectos e quejandos que aqui têm de trabalhar.
também não é boa ideia abrir a porta do escritório para sair para o hall, normalmente está um modelito qualquer a tirar aquelas fotos de "primeira vez" usando como fundo a parede mesmo atrás da porta... ou se calhar é boa ideia sair intempestivamente... ai, já estou a divagar..
bem, este prédio é secular. este centro de escritórios existe há pelo menos 30 anos. uma semana depois de a dita agência se mudar para aqui, passou a estar isto colado na porta de saída...
I rest my case...
outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!"
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tirar um café no bar do centro é um exercício de paciência. é perguntarmo-nos frequentemente se nos estarão a querer fazer um fato novo. é pensarmos em encontrar depressa uma chibata para nos penitenciarmos por termos invadido o espaço comum. é inventarmos maneira de pousarmos o copinho de plástico no balcão sem manchar as pilhas de papéis com o "preencha por favor, nome, altura, busto, experiência" que os "agentes" tão magistralmente espalharam sem se lembrarem que aquilo não é uma extensão do seu gabinete.
outras zonas comuns, como o hall, são afinal o redil pleno de belos exemplares da geração morangos portuguesa, salpicado aqui e ali de um ou outro desgraçado que até faz umas coisas de vez em quando.
nas paredes dessas zonas comuns, papéis sobre "o que levar vestido", "como agir perante a câmara" elucidam os psicólogos, advogados, arquitectos e quejandos que aqui têm de trabalhar.
também não é boa ideia abrir a porta do escritório para sair para o hall, normalmente está um modelito qualquer a tirar aquelas fotos de "primeira vez" usando como fundo a parede mesmo atrás da porta... ou se calhar é boa ideia sair intempestivamente... ai, já estou a divagar..
bem, este prédio é secular. este centro de escritórios existe há pelo menos 30 anos. uma semana depois de a dita agência se mudar para aqui, passou a estar isto colado na porta de saída...
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Comentários
e por mim, corria porta fora.
estivesse quem estivesse a fazer fotos no hall.
PS: as maçanetas não costumam rodar no sentido dos ponteiros do relógio, para abrir? Ou Lisboa já fica no hemisfério sul?!
Eu que por fora cá ando, cada vez mais me vou apercebendo do desnivelamento de q.i. que cada vez mais negativamente é exigido na televisão portuguesa (não muito diferente da francesa, aliás). E o problema é que o q.i. de quem "mama" essa televisão também vai descendo. é a tal formula de nivelar por defeito e não por execesso.
Eu já achava mau o sindroma da novela brasileira, mas a verdade é qeu se via e, mesmo se a sonhar um bocado com contos de fada, partia-se para a vida do dia-a-dia.
O problema de hoje, é que as gerações identificam-se com esses heróis extra ordinários. Por exemplo: estou eu aqui a ouvir a Antena3 na net e oiço que "...a musica 'nao-sei-das-quantas' entrou directamente para a tabela... é da banda sonora dos Morangos com a Açucar!";
outro: estou no aeroporto para apanhar um vôo Tap para Lisboa e oiço ao meu lado com um forte sotaque de Viseu: "hein filho.. taz quaze a ber os digerte..." percebi mais tarde que ela referia-se a uma banda que fazia musicas para a novela;
E mais outro: chego a Portugal no mês de Maio e alguem me anuncia com grande tristeza "Oh Simão e o não-sei-das-quantas que morreu!". Eu fiquei preocupadissimo a procurar na memória aquele nome que não me dizia nada, a tentar lembrar-me se era amigo ou da família e pergunto bastante assustado "Quem?"; resposta: "O actor dos morangos com açucar. Teve um acidente e pelos vistos tinha tomado droga. Olha, coitados dos pais que tinham o filho que se drogava!" Juro que só me apeteceu fugir no primeiro avião que houvesse!
Eu realmente não sei para onde vai este mundo e muito menos para onde vai Portugal. Fico triste de ver que muitos da minha geração e as que seguem preferem ficar em casa até às 23h30 para ver a novela e depois ir engolir alcool a rodos numa discoteca, com um terço branco e grosso pendurado ao peito "moda do José Castello Branco" segundo me disseram.
Mas fico mais descansado de ver que no mesmo prédio onde entram 'ninas que precisam de instruções para abrir a porta (e se calhar tem leitores mp3 a passar "Inspire - Expire"), existem outras pessoas que conseguem ter o olhar crítico e sere diferente.
Uma minoria é certo, mas mais vale poucos e bons...
Já é uma sorte saberem lêr...
colher: há das altas e anorécticas espertas, mas as outras todas sujam-lhes a categoria ;)
estranho: a porta é das antigas (dupla) e abre, de facto ao contrário, mas seria apenas (e como tem sido ao longo dos tempos para toda a gente) uma questão de lógica. se a porta que abre é a da esquerda, tem de se rodar a maçaneta no sentido da esquerda também... digo eu!
e para que saibas o Zé Milho (Vítor) é um gajo amoroso com um mau corte de cabelo...
Simão: compreendo a tua revolta. o problema é que andam a tornar toda a ficção numa meia ficção, pondo os meninos a fazer as suas apresentações de fim de escola... no Coliseu! aos beijinhos ao vivo... afinal é real!! os putos andam a ficar trocados... esse que morreu já é uma memória vaga nas pessoas e se calhar não morreu mesmo, fugiu de balão... a coisa de estar drogado, bebido, vindo de uma festa da nova moda dos bares de alterne (agora em vez de senhoras de leste usam morangos e big brothers para levarem os clientes a consumir), no seu carro novo comprado com o dinheiro que ganhava na novela e nesses eventos, e a cabeça cheia de tanta coisa que não existe... qual moral da história!
mpr: pois que de facto não está afixado... tens razão! vou já avisar aqui os senhores q tomam conta disto! :)
Se não tivesses colocado as fotos, eu não acreditaria.
E é "engraçado" que tenho tido conversas sobre este assunto quase diariamente, (assustador! começa a fazer parte do meu quotidiano!!) porque tenho uns quantos sobrinhos em idade de ver morangada e porque como trabalho no "meio" sou invadida com perguntas ás quais supostamente deveria saber responder.
Ontem perguntaram-me: "gostavas de fazer telenovelas?" e eu imediatamente respondi com orgulho: "NÃO!"
Só depois pensei no que disse, não faz sentido, eu devia querer trabalhar em televisão, com bons profissionais, ganhar um bom ordenado, trabalhar muito mas chegar ao fim e pensar "valeu a pena o esforço", e olhar orgulhosa para o trabalho final...
Pois! E é mesmo isso que eu quero! Portanto...não quero fazer televisão em Portugal!
Um amigo actor (muito bom actor!) a viver em Madrid disse-me outro dia "só volto a trabalhar em Portugal se for para fazer um bom trabalho e não ser chulado! Se assim não fôr, prefiro trabalhar num restaurante em Madrid!" eu percebo e assino por baixo!
E o assunto dá "pano para mangas"...Mas digo a todos os pais deste pais: eu sei que não é fácil, é até muito complicado, mas por favor, não deixem que os vossos filhos se tornem em adolescentes irritantes e imitadores de pseudo-idolos fabricados por uma máquina de marketing televisivo. Porque em ultima instancia a culpa é vossa, afinal são voçes os EDUCADORES, a televisão...desliga-se!
Beijos, B.
P.S: O Vitor (Zé Milho) é realmente um querido e muito bom profissional, quanto ao corte de cabelo...são opiniões, eu até gosto!!!
B: como sempre, na mouche. só tenho pena de conhecer tanto talento (a escrever, a representar, na técnica) que anda aí aos caídos. um dia, se mandar alguma coisa, já tenho equipa escolhida... e é vencedora :)
Canalhada obcecada com aparência, pensem comigo: Bill Gates -> totó espancado e gozado todos os dias de adolescência -> homem mais rico do mundo graças a inteligência (basicamente faz o que quer) / Um qualquer actor/actriz palminho de cara -> adolescente célebre, aparece em revistas, é famoso/a, dá autógrafos, ai que alegria! -> acaba-se a febre de seguidismo, dinheiro (muitas vezes) vai-se em luxos, emprego reles (tendo em conta fama anterior) ou desempregado...
Ouvi dizer há pouco que um tipo dos Millenium (lembram-se dessa grande boys band?) estava a trabalhar num stand de automóveis (e agora aparecem uns quantos a dizer "e que mal tem isso?! ao que eu respondo "nenhum, mas não é bem o tipo de emprego de gente «famosa»")...
Devia ser a primeira coisa a ensinar a malta que anda a trocar tempo por estrelato embrulhado em plástico transparete... isto quando não é só película aderente, para disfarçar.
for what it's worth, mil vezes escolheria a menina de cores que rangia os dentes dentro do escritório, do que qualquer uma das novas-barbies que sairam da patreleira de supermercado e desfilam, com a certeza de que, no nosso país, desfilar é o melhor curso de teatro que se pode ter.
BEIJÃO!
Carregar na maçaneta e rodar o botão :P
E já agora uma camarazita a filmar em dia de enchente ;)
Na sabedoria popular da minha mãe (e imagino que de muitas outras: "ainda bem que nem toda a gente gosta do amarelo". O problema é que toda a gente parece empenhada em gostar do amarelo. E isso sim, é assustador.
Cá vai um beijnho de solidariedade para esses dias de enchente!
E bom fim de semana!
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