Avançar para o conteúdo principal

Um, Ninguém e Cem Mil ou carta a Virgílio Castelo

caro Virgílio:

venho apenas, deste cantinho obscuro cá muito em baixo, ter o desplante de lhe dar um conselho:
pegue no maravilhoso monólogo de Pirandello, na sua total entrega apaixonada a um personagem que tornou coeso, divertido, triste e fascinante do princípio ao fim, e fuja.

fuja da encenação tristemente pretensiosa [a "arte" forçada, o medo do simples], do ciclorama de projecções mal amanhadas e que são apenas barulho de fundo, da música incongruente que abafa a sua voz e inutiliza qualquer presença de um violoncelo em palco - pancadinhas esporádicas não contam -, do desenho de luz notoriamente improvisado e que o põe a correr desnecessariamente entre pontos tão díspares, que lhe apaga qualquer expressão com sombras e lhe corta a dinâmica com luzes que não acendem a tempo. fuja de roupas e adereços que pouca ou nenhuma falta fazem na história que nos conta. e fuja da incompetência de um teatro impessoal abandonado há demasiado tempo pelas pessoas que faziam dele um teatro.

fuja para uma sala pequena, intimista, traduza o texto para português de Portugal, e faça este monólogo para pequenas plateias que lhe leiam o rosto como merece, durante muitos e longos meses.

mas isto sou eu...

atenciosamente
Polegar

Comentários

Anónimo disse…
Parece-me muito claro que esta opinião parte de uma pessoa em franca decadencia e abandono absoluto por parte do mundo real, ou seja: esquecida pelo tempo e pelo mundo.
Uma fracassada que não deu certo da vida.
Só lamento.
polegar disse…
a única parte em que acertou foi na palavra "opinião". cada um gosta do que gosta.

esquecidos na vida ficarão sempre os anónimos.

decadentes são os que têm dificuldades em utilizar acentuação ou expressões idiomáticas. e especialmente aqueles que não conseguem exercer a sua liberdade de, em não satisfeitos, mudarem de leituras, em vez de parar para tentar ofender quem não conhecem.
espantaespiritos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
espantaespiritos disse…
leia isto pessoinha anónima. parecerá que se está a ver ao espelho.
http://aeiou.visao.pt/ricardo-araujo-pereira=s23462
polegar disse…
eheheh grande referência, espanta :)
já cá faltavam Gervásios, hem?
wicahpi disse…
Triste. Muito triste, como ainda hoje somos levados a experimentar o ferrão da culpa, por sermos como somos, por expressarmos o que sentimos e pensamos.
Triste. Que ainda existam pessoas que pensem ter o direito de invadir o espaço do outro. Só porque sim.
Que isso da razão não existe: existe a razão de cada um. Importa que sejamos livres de a sentir e expressar, no nosso próprio blog, sem sermos aferroados.
Por isso, caro leitor, vá lá para o seu espaço privado, e aferroe o seu próprio traseiro, se isso de alguma forma lhe der satisfação. Deixe os comuns mortais continuarem a exercer o seu direito de livre expressão e democracia em espaço próprio.
fura vidas disse…
A pessoinha anónima não merece qualquer comentário, portanto "os cães ladram e a caravana Passa".

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid