Avançar para o conteúdo principal

na carimbolandia

loja do cidadão, para tratar de todos os documentos que perdi aquando do roubo da minha querida carteira. em chica-esperta, lá fui passar a tarde de sexta, porque "pode ser que o pessoal vá todo de fim de semana e esteja mais vazio". até às 4 e meia da tarde era verdade...

tirar fotografias - pimba, paga. fiquei amarela. ó senhora fotógrafa que mete as chapinhas na máquina e faz trocos que é um mimo, afine o cyan...

BI, comprar impressos - pimba, paga. é preciso certidão de nascimento. não faça aqui, que demora 2 dias. vá à Fontes Pereira de Melo que lha fazem na hora. então para que é que vocês existem aqui, mesmo?

certidão de nascimento - afinal onde é que eu fui registada? errrr... mãee... esperar que os senhores saiam do chá das 3 e meia que acaba às cinco para as 4, já que o santo serviço fecha às 4. pimba, paga. e que tal digitalizar isso tudo para bases de dados com acesso para toda a rede de registos, hã? não há excedentes na função pública? há, estão na hora do chá.

fotocopiar certidão de nascimento e declaração da polícia "não vá o diabo tecê-las" - pimba, paga.

BI, entregar impressos e certidão - espera. espera. espera. preciso de um cartão seu. minha senhora, fui roubada, os únicos cartões que tenho são as segundas vias dos do banco e o da Medis [estranhamente os privados, portanto]. mas ó menina preciso de um cartão, esses não servem. minha senhora fui roubada, está aqui a declaração da polícia, não lhe posso dar mais nada. suspiro de mártir. fotocópia do cartão da médis [mas se servia, porque é que me dificultou a vida?]. cagar dedinho, impressão digital[para que é que serve, ainda me hão-de dizer]. já agora alteração de morada, sim? suspiro de mártir. daqui a 7 dias mais ou menos está pronto. [mais ou menos? claro, vou tirar a semana para vir passando por cá...]. já agora, quando é que o nosso BI passa a ser Simplex? como o passe...

carta de condução - senha para os impressos. pagar os impressos e a minha colega já a atende. senha para a colega que já atende, preencher impressos. enganei-me. senha para a senhora que vende os impressos outra vez. olhe, enganei-me neste. tome lá outro, são mais 17 cêntimos. e já agora ao preencher tenha cuidado para a letra da assinatura não sair fora do quadrado. mas tem de ser igual à do BI. claro. a colega que já atende atende-me, rever os impressos, recortar o picotado. já agora alteração de morada, sim? claro, mas assim demora mais. [não que tenha alterado em nada o que quer que seja ao trabalho da senhora que me atende] agora espera que a minha colega [a quem se paga os impressos] a chame para lhe dar a guia. a carta segue para casa dentro de um mês e meio - maizoumenos, claro, maizoumenos. esperar pela colega a quem paguei os impressos. esperar. esperar. tome a guia. ah, claro! a "guia" é a merda do impresso que EU preenchi, com dois carimbos e uma rúbrica. como é que eu não me lembrei que atrás do biombo estará um senhor doutor para carimbar e rubricar? honrada função que exige tanto aprumo, dedicação e tempo como montar um puzzle de 10 mil peças? [porque é que não disseram logo? eu já agora também carimbava...] pimba, paga a guia. pensar que estas novas cartas já nem implicam a senhora que dactilografa os dados e cola com UHU as fotografias no cartão cor de rosa. é o mesmo sistema do passe que, oh curiosidade, fazem na hora.

documento único do carro - impressos de borla. ai que isso deve trazer água no bico. atendem na hora. medo. preciso do seu BI. está a ver aí a cruzinha no "furto"? fui roubada. mas preciso do BI. tem aqui o papelinho da encomenda do BI e a declaração da polícia. mas eu preciso do BI. fui roubada, senhora. olhar entre o implorante e o psicopata homicida. suspiro de mártir. teclar meia dúzia de bujardas no computador. 30 euros pelo novo documento, mais 30 pela alteração de morada. olhe, se eu fizesse as duas coisas em separado tinha desconto? eu sei, que como pobre ser da geração recibo verde, que lida com computadores todos os dias, não estou ao nível intelectual para perceber porque é que a alteração de um campo numa base de dados e um "print" [dois clics ou ctrl + P... não sabia, senhora?] num papel devidamente criado para o efeito, mais um selo especial terá de tanta ciência. é, mais uma vez, a arte do carimbo. recebe o documento dentro de um mês maizoumenos, claro, maizoumenos.

cartão de contribuinte - a Loja do Cidadão informa que o sistema fod... está temporariamente indisponível. portanto aqui já não se faz nada.

cento e tal euros depois, sobram à conta os trocos para um geladinho. para adormecer a língua, a ver se não digo mais palavrões hoje.

Comentários

Anónimo disse…
pois é... pois é... (com música de Jorge Palma)
Um beijo
daniel
Anónimo disse…
Ai a minha vida... (com música dos Xutos)
:)

E já agora um beijo ao Daniel

Amanhã vou ser eu. São só 1500€ para se ser Doutora. Metade agora e metade no fim. Como deve ser daqui a muuuuuitos aninhos não doi tanto. Dói mais pensar em todos os sítios por onde tenho de passar. Imagino que devo começar na CGD

Ai a nossa vida...
Anónimo disse…
ai santa burocracia... a quanto obrigas. já não há mesmo paciência nenhuma.
vale a pena o gelado, ao menos aproveita-o bem.

um beijo
Anónimo disse…
É por isso que enquanto espanco o jovem de gorro e canivete na mão que tentou me assaltar, penso sempre incisivamente na loja do cidadão. Em cada pontapé digo para mim, este é pelo BI trás!!, este-é-pe-la-ca-ta-de-con-du-ÇÃO!! cada sílaba cada arrochada. Castigá-los sempre bem e com fervor. Não ligues que eu hoje estou um estouvado do pior :P
Anónimo disse…
Ei, vou ter de ir renovar o BI pra casamento de irmã, de ir pedir o cartao de contribuinte que caducou... em 2005 (don't ask) e de pedir recibos verdes! nem pensar em passar por isso!!! NÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!
PS: sim estou vivo e quase de volta...;)
Anónimo disse…
Obrigado por me relembrares do suplicio, eu que agora,por motivos diferentes dos teus, vou ter que mudar uma série de documentos... suspiro...
Anónimo disse…
Bem, como te compreendo.

Tive um stress do genero quando necessitei de homologar uns pneus.

Não foram documentos pessoais mas não deixamos de precisar deles, não e?

Cambada de incompetentes... e no fim, se reclamamos, ainda ficam chateados e donos da razão!!!

Bem, Melhor sorte desta vez,

Abraço
Anónimo disse…
secaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! é a palavra perfeita para esses procedimentos todos! mas para quem não sabe há um portal que se chama : www.portaldocidadao.pt que pode ajudar e poupar tempo nesses percursos todos! jokas
Anónimo disse…
maaaaaaaannnn... os senhores que roubam deviam ter um castigo.
não era ir para a prisão, era ter de tratar de todos os documentos que são necessários para uma pessoa poder "existir burocraticamene".
vejamos... um meliante que é apanhado a roubar uma mala de um turista ficaria à disposição da... APAV, por exemplo, para que tratasse de todos os documentos de 10 cidadãos que tinham sido furtados.
deixo de seguida uma proposta de tabela para crimes e respectivas punições:

crime nº de pessoas a auxiliar na loja do cidadão

deputado corrupto 100
conduzir com alcool 20
cuspir no chão 50
papel no chão 50
bosta no chão 100

etc...

n.a. reparem que há uma semelhança entre a bosta no chão (donos de cãezinhos de lisboa) e o trabalho corrupto de um deputado, isto porque o crime resulta em consequencias iguais: m#$%&.

n.a.2 a amnistia internacional acabou de considerar ilegal esta punição pois é considerado inumano e de efeitos mais terríveis para o castigado que as torturas de guantanamo.
Anónimo disse…
Chiça!!!100 e tal euros para pedir novos documentos? Foste roubada uma segunda vez!!!!
Beijinhos solidários
Anónimo disse…
Olá

Ai a burocracia deste país...
Anónimo disse…
Risos e risos. Fazer-o-favor de os enviar ao Sr Espanta_Espíritos.
Anónimo disse…
I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L Foram as 13 letras que eu consegui usar mais numa tarde que passei a tratar dos mesmos documentos... além de praguejar vezes sem conta entre dentes!

VIVÓ SIMPLEX-ex-ex-ex...

(A menina tem pensado nas perguntas?)

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid