fotossintese

[fotos ms | montagem polegar]
do Gr. phôs, photós, luz + síntese
s. f.,
combinação química causada pela acção da luz;
Bot.,
processo químico através do qual os vegetais e certas bactérias e algas azuis produzem a sua própria matéria orgânica, a partir de energia luminosa e de substâncias simples, como a água e o dióxido de carbono, libertando no processo oxigénio para o meio.
8 impressões digitais:
{ ...
sigo teu rasto (reflexo)
sigo teu rasto
(reflexo)
de luz
caminho colado
em olhar te sigo
(brilho)
tomo-te em perfume
(rasto)
neste olhar em “blur”
sentido de vista
(cor)
reflexo
© o5elemento
... }
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento), ou vegetais verdes e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso (O2). Através do processo aqueles produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares, como a glicose. Este é um processo de catabolismo, a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, ações necessárias para o bom funcionamento do organismo, quebrando então a molécula quando necessário, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos, mediante uso do oxigênio. A fotossíntese inicia toda a cadeia alimentar. Sem esta, os animais e os outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
Não custa nada dar uma definição mais completa.
Na fotografia não vi nada de verde hehe
Beijinho
Sua alguinha azul...torrãozinho de glicose. Adenosina laranjinha. :P
Agora mais a sério, que livro será esse no ultimo quadrado da ultima tira? hum...?
o5elemento: como sempre, palavras maravilhosas
ricardo: LOLOLOL muito obrigada pela explicação técnica... cá por mim desde ouvi o termo nas velhinhas aulas de ciências da natureza que resolvi aplicá-lo a mim... há uns tempos uma marca de chás gelados resolveu usá-la e apeteceu-me processá-los ;)
serei sempre uma flor! ou... uma alga azul, que eu gosto de mar e de azul... pode ser? ;)
rantas: LOLOLOLOL sempre me apeteceu ter um nome artístico... que achas de adenosina tri-fosfato??? tem hífen e tudo!
rantas: foi roubado à biblioteca do papá... falta de fundos limitam a escolha... é o Codex do José Rodrigues dos Santos e a sua célebre sopa de leite de mamas... achei fraquinho, mas pronto... também levei o "daqui a nada" para completar a minha trilogia de leituras do Rodrigo Guedes de Carvalho e, esse sim, devia ser maior... nunca acabar... :)
Luminosas, muito luminosas.
lindo!
Enviar um comentário