Avançar para o conteúdo principal

bocas doces


no meio da colecção das embalagens antigas, há sempre uma tradição que se mantém. essa, mais que para fazer uma colagem de latas de farinhas alimentícias e caixinhas de chás e pós aromáticos, é uma constante nas línguas gulosas. nos dias de calor, observar o caramelo a escorrer lânguidamente pela forma transparente enquanto se espera que a mistura ferva no leite e adivinhar, depois de um tempo de frigorífico, o eterno sabor de infância, fresco e doce, desfazer-se na boca. sem gosto da Ásia, verdade, mas açucarado como uma gargalhada embriagada de tempo bem passado. pés descalços na pedra fria, prato na mão. na sala canta com grãos de areia na voz um antigo vinil. fotografias a preto e branco, debotadas e dobradas nas pontinhas. inventam-se histórias para rostos desconhecidos. gotas de caramelo confundem-se no suor de uma colherada atabalhoada...

Comentários

Anónimo disse…
Olha que ainda há dias passei frente a uma loja de latas, tabuleiros e postais de marcas de produtos antigos (como aqueles...) e lembrei-me de ti!
O azar é que a carteira aperta. Mas juro que quando ganhar o euromilhões recebes a visita de um camião com um carregamento enorme!
Beijo!
Anónimo disse…
ó amiguinho, se ganhares o Euromilhões espero ter direito a ir aí ter contigo e escolhê-las pessoalmente!!! :P
Anónimo disse…
Confesso que este me metia um bocadinho de medo: gostava do sabor final, mas a caixa não era a mais feliz; até duvidava que qualquer coisa aprisionada dentro dela se pudesse transformar naquilo!.
Anónimo disse…
Um dos sabores que mais sinto falta é daqueles yogurts caseiros da Mãe. Feitos na yogurteira que já não se usa. Maldita Danone!!!!
Anónimo disse…
Fiquei de água na boca e de olfato alerta: vi-me na cozinha da minha avó e soube-me a infância.
Beijinhos e bom fim de semana:)
Anónimo disse…
Duarte: compreende-se o teu medo... mas acho que a cada colherada os nossos olhinhos vão estreitando qualquer coisa... muahahahahahah...

rantas: não me fales desses iogurtes... a minha avó fazia! eu detestava o sabor, mas o cheiro que ficava na cozinha... nham!

elisa: ai a cozinha da avó... olha, fico feliz por ter-te proporcionado esse pedacinho de sorriso :)
Anónimo disse…
...e tudo isto é um sabor que sabe à idade azul do tempo da nossa infância...

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov