Avançar para o conteúdo principal

braços caídos

é apenas uma hora, se formos a ver bem as coisas. apenas uma hora de cada vez. duas horas, nos dias em que são duas doses. duas doses de espectáculo para, provavelmente, o mais estranho dos públicos: adolescentes. hormonas aos saltos, buços, bigodes, pelos públicos, massas adiposas e borbulhas a florescer. meninos ricos, putos de bairro, patos-bravos. do norte, do sul, do interior, do litoral. com professores que fazem ainda menos ideia do comportamento a ter durante um espectáculo do que os alunos. professores sem qualquer rédea sobre os putos. meninos bem-postos de farda, de risos tímidos atrás das gravatas. putos de calças descaídas que fazem rap enquanto cantamos. miúdos de aldeia que não percebem a noção de "está a acontecer um espectáculo, não se pode fazer perguntas aos actores se eles estão em cena". miúdos atentos que murmuram o nosso texto de uma forma assustadoramente metódica. silêncios contidos que explodem em gargalhadas e em aplausos. outros que não se guardam e extravasam demolidoramente, devorando-nos as cordas vocais. só reconhecem gente da televisão, só comparam este e aquele com os morangos. aqueles cintos brilhantes, as roupas femininas demasiado curtas justas, mascam pastilhas de boca aberta, alguns não se coíbem de mandar bocas e chamar nomes a quem está ali a trabalhar para eles.

os piores de todos foram, sem dúvida, na quinta-feira. não havia ninguém que os calasse. não havia maneira de os fazer acalmar. nem falar baixo a ver se tentavam ouvir, nem falar por cima das vozes que se levantavam. não havia garganta que o conseguisse. a peça era unicamente um campo de batalha, em que em tempo real eram comentadas as atitudes dos personagens em voz alta, em que se metiam com os actores. até preservativos voaram. não pararam de gritar enquanto a Brísida não aceitou um papel de uma discoteca.
o corpo colapsou a caminho da torre, a cabeça zunia, a roupa enrolada nos braços. a partir daí, a vida passava-me pelos olhos como quem vê um filme em câmara lenta. já não daria mais uma para a caixa até dormir. e só a distância desse facto me pesava ainda mais nas pálpebras.

saio. pernas trôpegas, a tentar receber um bocadinho de sol na cara e pensar positivo no caminho de regresso ao escritório. à porta do Mosteiro, reparo numa galhofa. uma série de miúdos a rir desalmadamente e o que parecia ser um professor divertidíssimo a tirar fotografias. sigo o ângulo da lente e os olhares sorridentes. à porta da igreja, estão sempre um ou dois pedintes. naquele momento estava um. penso que era o velhote sem pernas. não tive tempo para reparar. porque sentado ao lado dele, um miúdo bem vestido com cerca de 10 anos estendia a mão em concha aos turistas e ria-se para o professor e para os coleguinhas, mandando olhares envergonhados e divertidos ao velhote, para ver se estava a imitá-lo bem. não sei se o homem tentava ignorar a dolorosa atitude da criança - porque é uma criança, coitadinha -, ou se estava de facto demasiado concentrado nos turistas que passavam a quem implorava uma moeda com o gesto silencioso do braço estendido com um copo da MacDonalds.

fiquei parada, incrédula. a minha fé nas crianças desvaneceu-se toda ali. e pela primeira vez, não fui capaz de fazer nada. fiquei ali, a olhar de braços caídos para o miúdo, e logo a seguir virei-me para o professor a tentar perceber se realmente ele estava divertido a fotografar o que eu achava que ele estava a fotografar tão divertido. fiquei ali, a fitá-lo, a assistir à mudança conveniente no seu rosto, enquanto baixava a máquina de forma atabalhoada e transformava como podia o sorriso num mal disfarçado esgar de reprovação. não consegui fazer nada, não consegui dizer nada.

eu, a "toda-poderosa" que está sempre a cuspir postas de pescada sobre os "could've would've should've" deste mundo. o tipo de pessoa que não tem noção do tamanho e só se apercebe dos riscos que correu depois de a frase-tiro já estar a pairar sobre as cabeças de quem estiver num raio de cem metros.

mais tarde pensei no que me apeteceu dizer ao miúdo. apeteceu-me fazê-lo ver no mendigo a mãezinha dele. sem pernas, com fome, a pedir ajuda. sei que seria capaz de o pôr a chorar em minutos. tenho essa capacidade argumentativa e de "psicologia, e esse sangue frio. mas mais que tudo apeteceu-me partir a boca ao professor com o capacete que tinha pendurado no braço. não sem antes fazê-lo passar uma gradecíssima vergonha, em forma de escandaleira que eu calmamente teria, numa situação normal, provocado.

mas não fui capaz de fazer nada. passava o filme em câmara lenta nos meus olhos, as gargalhadas distorciam-se nos meus ouvidos e eu só olhava.

só me ocorria: o que é que pode correr tão mal?

Comentários

espantaespiritos disse…
pode-se culpar os pais, os telemóveis, os mp3, os chat's, as bebedeiras desde os 10 anos, a sociedade de consumo, a floribela, o alheamento e quejandos; mas tudo se resume a duas coisas: ignorância e falta de respeito.
nos tempos da outra senhora havia desculpa para a primeira, hoje, na sociedade de informação, não; a segunda é mesmo assim e não tem solução.
terei muito mau fundo se disser que naquele dia me apeteceu espancar muita gente? (independentemente da idade e estatuto)
elisa disse…
Há dias em que a nossa fé no género humano é duramente colocado à prova...e depois vem um novo dia que nos devolve a esperança.
Um beijo:)
miak disse…
fica serena menina de olhos brilhantes. Há outros...

Tem que haver...
n'sample disse…
sei do que falas, polegar. conheço essas plateias grotescas de gente miúda (e graúda) para as quais não dá o mínimo gozo trabalhar. que nos põem e nos fazem de parvos com essa atitude displicente, insultuosa. a mim às tantas só me ocorria esquecer o "pré-conceito" da criancinha coitada e distribuir berros a torto e a direito, abanar as ideias daquelas cabecinhas obtusas cheias de porcaria própria da idade do armário.
quanto ao episódio do professor e do aluno idiotas que presenciaste, é de facto de se ficar perplexo.. tenebroso. :(

beijinhos
MPR disse…
É perceber que a crueldade e a ignorância são e serão sempre parte do ser humano. E perceber o poder que um bom par de estalos bem dado na altura certa pode ter!
A vida torna-se um labirinto... porque insistimos em senti-la... em vez de a pensar.
l/f/m disse…
....diziam que eramos a geração X mas creio que saltaram a K!!!!
...a vida sem estes pormenores não teria a mesma "excitação", admite vá!
A última vez que levei o meu sobrinho a ver uma peça de teatro ele fez-me mais de mil perguntas (por minuto!) sobre o que acontecia e por muito qe insistisse em dizer "explico lá fora", "não faças perguntas", "não faças barulho" "Mas que raio!!!!!!!!! Eu depois explico-te" ele insistia "porquê??".. mesmo com ameaças não funcionou. ...ficámos conhecidos no local...


bjo
Rui
pinky disse…
e eu fiquei de queixo caído!
essa falta de respeito, de sensibilidade e educação é assustadora! se as crianças são o futuro de um país estamos mal, muito mal!
intruso disse…
não deve ser fácil...

assustador; e triste.
:(

[mas há dias e públicos excelentes, que correm bem... certo?]
;)


bj
casual disse…
Vais ver que o próximo post será: braços ALEvantados ;)bjs
Madame Pirulitos disse…
É verdade é verdade. Tenho andado ausente...com a cabeça na lua.
Mas quero voltar. Quero, quero, quero.

Ok...espero não estar a fazer uma cena demasiado dramática. Mas eu também sempre gostei de teatro:)
Madame Pirulitos disse…
E o quero, quero, quero só me fez lembrar o Noddy, valha-me Deus.

PS: Tenho que admitir que estou a ficar perita. O Manel vê o mesmo episódio umas 10 vezes seguidas. Então nesta semana que ficou em casa doente, eu bem desligar aquilo mas ele não deixava. Tirano. Ainda por cima com mau gosto!!!
Madame Pirulitos disse…
Achas que se eu continuar a escrever sou desculpada pelas minhas ausências??

Então e o tempo?
Está a melhorar, não está?
Embora ontém tenha sido um dia terrível...



Beijos grandes
Rui Fartura. disse…
imparcialidade.

muito bom mesmo.

*
Astor disse…
Acho que os culpados são os pais, mas mais o professor, que o viu... e que em vez de o chamar à razão, não.

Não faz parte de nenhuma geração que não a dele. Como a minha, como a tua, há rascos. E rascos hão-de sempre existir.

Nem mais nem menos.

Mas o filme do velhote deixou-me triste. Acima de tudo.
polegar disse…
espanta: se tiveres mau fundo, teremos todos...

elisa: pois, o que vale são as luas ;)

nuno: sim, há por aí umas princesas bem giras :)

n'sample: ainda dizem que é simples... ergh

mpr: hoje em dia uma palmada bem assente é anti-pedagógico. o Método actual é subornar as crianças com batatas fritas e doces...

klattu: e seria possível de outra forma?

lfm: LOL

rui: LOL ainda há uns dias ao meu lado estavam a ver uma peça uns meninos que me apeteceu atirar do primeiro balcão... não me digas que eras tu!

pinky: ora lá está o dilema...

intruso: claro que sim! que los hay los hay ;))

casual: nem é o post seguinte, é sempre o momento seguinte: toca a ALEvantar! eheh

macaso: não te preocupes... estavas perdoada mesmo que não aparecesses por cá.

soggyscheme: isso da imparcialidade é que... bem... não sei não LOL

astor: concordo... mas às vezes, só às vezes, não te assusta uma geração de jogos electrónicos, chocolates, macdonalds, televisão, amigos virtuais e computadores que não sabe o que é "ir brincar para a rua"?

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov