Avançar para o conteúdo principal

algodao doce



onde é que estamos? será por aqui? acho que sim, lembro-me da igreja enfeitada. tanta gente, que confusão. vê lá não atropeles nenhuma velhota. que horas são? interessa? não. queres ir? e tu, queres ir?

o sorriso não mente. são perdidos e achados no meio dos montes, são encontros com as fileiras de lâmpadas coloridas. ali ao canto viram-se frangos e não se vê mais que as mãos no nevoeiro aromático. cheira a comida e a doces, a farturas cheias de açúcar. a olhos açucarados. depois da alma lavada no rio, raspada com cuidado nos seixos para sair a fuligem, sujam-se os pés na terra pura do chão da aldeia. as vozes abafadas pelos microfones, o acordeão, os ferrinhos, a pandeireta. as cores fortes e o aroma inconfundível dos dias de infância.

compra-me um balão. estás a brincar? não, compra-me um balão. qual queres? adivinha.

era esse mesmo. os dedos cuidadosos envolvem o pulso com o cordel. como dantes se fazia para não se perder o balão. os olhos curiosos de uma menina a ver outra já grande de risota com um urso azul. rodopia pelo chão, levanta pó como ela, a menina, gostava de fazer, mas o vestido é novo e tem de se vestir de festa. a dança é a dois, dois grandes ali no meio, de sandálias ainda molhadas do rio, não têm medo de sujar os pés, que no despique com o desfile de cores, chegam à meta gulosa.

queres? eu não. ó senhor é um bem aviadinho que eu sou gulosa e ele diz sempre que não quer, mas rouba-me sempre quase metade

ó senhor das faces redondas, coradas, boné de tecido grosso, algures entre o incrédulo e o bem disposto, faz-me um algodão doce. os dedos rodam sobre si mesmos, fazendo dançar o pauzinho. cresce a pequena nuvem de fiapos que se vão juntando, perante uns olhos tão ansiosos e brilhantes de estrelas de massapão como eram há tantos anos. agora cresce cor de rosa. dantes era mesmo branquinha, como as do céu. os fios ainda hoje surgem como por magia nas paredes de metal. de onde vêm os pauzinhos? no tempo das papoilas pensava que havia uma árvore cujos galhos eram assim. compridos, finos e lisinhos. de quatro faces. e que o algodão doce era raptado das nuvens em dias de neblina matinal e vento fraco a moderado, naquela hora do lusco-fusco em que toda a gente dorme e elas passeiam mais à vontade cá em baixo. depois era só juntar açúcar.

pronto, gulosona, já está satisfeita? pronto digo eu, já estás a roubar-me o algodão! vamos dar uma voltinha. sim, vamos. olha as rifas são só pratos e terrinas! um luxo, um luxo. ai, controla o balão que está a bater em toda a gente. desculpe, desculpe. a banda desafinou. queres dançar?

se me fotografasses agora verias o meu espírito. as auras, a alma e todos os fenómenos paranormais. em fogo de artifício suave, de mão dada e sorriso rasgado, sem vergonha de ser menina, em noites de verão com nuvens de algodão doce.


[ms]

Comentários

Anónimo disse…
Algodão doce, churros, farturas, o poço da morte, as sardinhas assadas, os carrinhos de choque. Fizeste-me lembrar que há muito que não vou a uma feira...que alegre nostalgia...
Anónimo disse…
...e um sorriso que não engana...
Anónimo disse…
Adorei a história! Tive uma noite assim há pouco tempo, onde de repente estava numa feira com cheiro a sardinhas assadas. Mas nunca conseguiria descrê-la como tu o fizeste. Reconheço o sorriso e também fui com um assim para casa. No final de um jantar de repente eis que surge uma feira ali ao lado. Atirei bolas para derrubar latas mas não ganhámos nada! Havia um leilão de lençóis e de edredons simplesmente sinistros. Obrigada por me recordares uma noite mágica como a que passei e tu passaste depois! :D
Anónimo disse…
Às vezes é tão barato ser feliz não é?

(Por ser para ti, não vejo necessidade de dizer mais nada.)



R.
Anónimo disse…
Lindo!
Maravilhosa a maneira como escreves, senti o cheiro e o doce do açucar, a musica dos carroceis, o pregão que sai solto e descompassado....

Obrigada pela viagem. B.
Anónimo disse…
Rantas: teremos sempre as festas das aldeias... e a melhor maneira de as encontrarmos é perdermo-nos nos montes em noites de verão :)

MPR: é o melhor cartão de visita...

Mary: estas noites não se encontram. encontram-nos. são prendas ;)

R.: é tão barato quanto simples é a alma... obrigada pela honra da visita :P

B.: gosto de te levar na bagagem eheh
Anónimo disse…
é curioso... com o avançar dos dias, das semanas, dos meses e anos, começamos a querer retornar às memórias do tínhamos como certo - e que agora achamos longínquo.

contigo foi o retornar à feira, onde vivíamos uma/duas vezes por ano a alegria da confusão e profusão de cores, sons e cheiros - comigo, foi a memória de uma velha mercearia (http://apoeiradosdias.blogspot.com/2006/09/mercearia.html>).

realmente, nunca parámos para pensar que, se calhar, não estamos ainda preparados para a idade-adulta.
Anónimo disse…
Fez-me lembrar uma feira que visitei lá do outro lado. O teu sorriso continua lindo e eu ainda estou de ressaca. Viajar não faz bem à saúde. Melhor ainda...o regressar.
Anónimo disse…
angel: não sei se é isso, ou se ao chegar à idade adulta perdemos a pressa de crescer e agarramos com carinho as oportunidades de viver devagar, de peito cheio...

macaso: eu vi a feira ;) e não te preocupes, depois das ressacas ficam as coisas boas e o desejo de ir a mais e mais e mais sítios...

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov