Avançar para o conteúdo principal

calçada de carriche

sobe polegar, sobe a calçada
sobe lenta porque isto não anda nada
ponto de embraiagem
travão de mão
puxa, baixa, acelera, tanto não
pára arranca um metro à vez
chegarás ao destino amanhã, talvez
dói o joelho do acelerador
convive, polegar, convive com a dor
a besta do lado meteu-se à bruta
vai-te a ele polegar
chama-lhe filho da puta
sobe polegar, sobe a calçada
em dia de greve e chuva é piada
a espera, as unhas, cigarros e fome
é bom saber que o povo não dorme
sobe que sobe
sobe a calçada

adaptação livre - e extremamente fraca em termos de métrica ou criatividade - do poema de António Gedeão

hoje, ao sair de casa, recebo uma sms: "se tivesse a minha casa [em Lisboa], não estava há duas horas na Padre Cruz. V."
lembrei-me de um episódio... à nossa ;)

há uns anos, em dia de greve geral dos transportes públicos, o meu jipinho resolveu simplesmente entrar em coma em plena entrada da Calçada de Carriche, fila do meio, à beira da placa que dizia Lisboa.
foi uma manhã épica: eu e a V, fechadas no carro, a ver os outros passarem com má cara porque não conseguíamos meter o meu na berma, à espera do reboque que demorou duas horas a chegar porque, claro, também apanhou com a fila.
estávamos sem tabaco.
éramos jovens.
começámos por muito profissionalmente ligar para os respectivos trabalhos [a minha patroa das nails, com BMW e casa na Av. de Berna não compreendeu muito bem o conceito de greve geral dos transportes públicos...].
falámos, enervámo-nos, momentos de silêncio.
angústia.
depois... música em altos berros [o problema não era, portanto, da bateria...], a dançar feitas parvas. uma gaja tem de fazer qualquer coisa para que o tempo passe.
começou a agravar-se a ressaca da nicotina. descemos ao mais baixo: abri as janelas e pedíamos aos carros que passavam/paravam ao nosso lado se nos dispensavam um cigarrinho...
estranhamente, no trânsito de um dia de greve geral, perante duas raparigas desesperadas num carro avariado, o mundo suburbano meteu a mão na consciência e deixou de fumar... e de ter tabaco.
daí a pouco fomos notícia nacional. toda a gente sabia, pela rádio, que "está um carro avariado na faixa do meio do acesso à Calçada de Carriche, o que está a piorar ainda mais as coisas". insensíveis.
quem deu um cigarrinho à Polegar e à V, quem foi? o senhor polícia que chegou de mota, e muito simpático, com o colega nos ajudou a empurrar o carro até à berma, parando o trânsito para podermos atravessar as faixas.
lá se foram embora, aconselhando cautela [só faltava dizer "olhe lá a velocidade, hem?"], e nós ficámos à espera até sermos salvas pelo reboque.
um dia bem passado, que me foi parcialmente cortado do ordenado, com possibilidades de recuperar o dinheiro fazendo dois turnos de unhas de seguida...

p.s.: uma nota para os senhores grevistas: se querem a simpatia do povo para com a vossa causa, que tal mudarem de estratégia? em vez de pararem a cidade e lixarem a vida a toda a gente, mantenham o metro a funcionar mas deixem as portas abertas e desliguem as máquinas de bilhetes... prejudicam os senhores patrões maus e deixam os pobrezinhos ir ganhar a vida... hem? que tal?

Comentários

Anónimo disse…
Querida Polegar
Deliciosa estória (agora, quando é contada :)).
Gostei muito da adaptação, que não está nada fraca.
Adoro esse poema!
Um beijo
Daniel
Anónimo disse…
face ao desespero... um bocadinho de ironia ;)
estou a pensar convidar a Odete Santos a dizer este poema, que tal? :)))
Anónimo disse…
Adorei o Gedeão revisitado e a história do "jipananço" na calçada. Acho que já tinhas falado sobre essa aventura num post qualquer, assim de levezinho.
Gostei de saber a história toda. Como sabes também eu faço a Calçada mas provavelmente já tinha passado ou ainda estava a caminho. De qualquer maneira não fumo, por isso não ia ajudar muito a amenizar o vosso desespero. Quanto ao senhores grevistas essa opção não lhes é viável só por causa de um pormenor: os passes. Já estão pagos, são o grosso do lucro. Essa tua opção nunca faria a mossa que fez hoje. A que horas é que costumas empanar por ali? ;-)
Anónimo disse…
rantas: não posso pensar em tudo. aliás, não sou eu que estou de greve. eu recebo consoante o tempo que trabalho... quer dizer... tenho um máximo, que depois reduz se eu faltar...
acho que têm de haver outras alternativas, pá. se é para estragar a vida a toda a gente, poucos ficarão do lado deles. só criam antipatia...
vou passando por ali por volta das 9:30 e ao fim do dia (este é mais variável).
levo carro porque, ao contrário da maior parte destes rabos tremidos, a minha vida não tem horários e os transportes para casa são limitados... mesmo assim é mais rápido para mim levar o carro para Lx do que ir de autocarro/metro/a pé... quero ver quando vierem as portagens... humpf. de certeza que não se vão lembrar do pormenor de fazerem uns grandes silos automóveis ao pé das estações-chave... só dinheirinho!

ando a poupar para uma vespa e acabar com a minha agonia ;)
Anónimo disse…
só mais uma coisinha: rantas, no caso de fecharem o metro, os passes continuam pagos, ou não? a mossa financeira poderá ser idêntica ou maior se eles não cobrarem bilhete durante um dia inteiro (ou mais, q a gente não se importa)... passe por passe... passe lá faxavor.
Anónimo disse…
Touro... está no perfil :)
Um beijo
Daniel
Anónimo disse…
daí o fechado... signo 5 estrelas :))
Anónimo disse…
Esquecendo o que te aconteceu... impecável. muitíssimo bom este texto. Vale a pena vir até aqui!

"patroa das nails"? Essa eu não sabia...
Anónimo disse…
Disse quem que eu não passava por cá? ;)
Anónimo disse…
adorei adorei adorei a adaptação do poema, genial! MESMO.

qto à história c o jipinho... hilariante! Mas querida, o objectivo da greve é mesmo esse... lixar a vida a toda a gente, pra que cause impacto, pra que tenhamos mais noção da importância de certas funções e da injustiça a que este governo as devota. ;) tempo de antena sindical... lolol

beijo
Anónimo disse…
MPR: tás viciado... :P

colher: eu bem sei q o objectivo é lixar as pessoas e mostrar a falta que fazem. mas os utentes do metro sabem a falta que lhes faz o dito transporte, não é a eles que é preciso alertar ou demonstrar o que quer que seja.
estão em guerrilha por causa (sempre e inevitavelmente) dos dinheiros. dinheiros não é conosco, que já pagamos passes e bilhetes e pagamos impostos. sou de esquerda mas não sou tão ferrenha assim que me permita ver com bons olhos estas coisas de infernizar a vida a quem não tem culpa nenhuma nem outro meio de chegar ao trabalho...
marcar a posição pela greve é um direito (a que alguns não têm acesso, diga-se de passagem)... mas no geral as greves são feitas de formas estúpidas e simplistas, para não dizer simplórias: o que interessa é chatear toda a gente, incomodar quem não tem culpa e passar uns dias/horas a mais em casa (porque a maioria não fica de folga para ir para as manifs). isto não é greve, é aproveitamento.
a negociação pela greve no século XXI também é um jogo de marketing e teriam mais simpatizantes da causa se fizessem as coisas de forma cativante para o público em geral, direccionando os prejuízos para as entidades devidas, em vez de criar hostilidades e nervos e filas de manhãs inteiras...
Anónimo disse…
eu cá sugeria aos srs grevistas que não cobrassem bilhetes a ninguém nos dias de greve, em vez de pararem os transportes, faziam mossa na empresa e ficavam todos contentes heheheheheh

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov

the producers

there comes a time in your life when you have to stand up straight and scream out loud so that everybody can hear: "Who the hell do I have to fuck to have a chance around here?!" The Producers | Mel Brooks | Drury Lane Theatre | Covent Garden quando ouvi isto, soltei a gargalhada amarga que me acompanha nas ironias da vida. agora já nem consigo rir. estou cansada. não dou o cuzinho e três tostões, mas dou o couro e três tostões. não conta, porra?