Avançar para o conteúdo principal

bajji



não tenho por costume fazer posts ambientalistas, excepto quando me chateio com o trânsito.
mas hoje ouvi na rádio que o golfinho branco desapareceu. assim. não há mais. morreu o último, no prato de algum chinês que não gosta de chop suey de galinha. ou de crepes de vegetais. ou de arroz.
e aquilo fez-me impressão. doeu cá dentro. não sei se, por achar muita graça a esta espécie, a coisa não me terá afectado ainda mais, confesso.

o que importa reter é que os golfinhos brancos andavam por cá há 20 milhões de anos. e um senhor predador, mais jovem do que todos os outros predadores dos golfinhos brancos, conseguiu acabar com eles sozinho. e por puro e simples capricho - não foi de certeza por não ter mais nada para comer... por acaso o senhor predador até é omnívoro.

apesar de pensar que tento dar o meu pequeno contributo para aguentar este nosso mundinho por mais uns tempos [carro "verde" e utilizado só em casos de real necessidade, reciclagem, sistemas de poupança de água, banhos curtos, lâmpadas economizadoras, não largar beatas na praia e por aí fora], não posso deixar de me perguntar... o que é que andamos a fazer?

oi, pessoal!... quando não houver mais nada para matar, se não antes, NÓS VAMOS MORRER.
percebem ao menos isso, ou não?

foto retirada daqui

Comentários

colher de chá disse…
já há uns tempos, poucos meses, li um artigo do meu caríssimo Ricardo alertando para a extinção desta espécie e devo dizer-te que foi com grande tristeza que li este teu post de hoje. a esperança dizia-me que haveria sempre um grupo de ambientalistas cientistas que fariam de tudo, mas como mais uma vez se prova, sem a ajuda de todos, nada de consegue.

bom post, bom texto, é preciso que nos lembremos destas questões todos os dias, obrigada.

adeus bajji
espantaespiritos disse…
pena que os senhores que acham que espécies em perigo de extinção são iguarias não sejam extintos à paulada como faziam com as focas no séc. XIX.
sei que parece um comentário radical, mas se se puxar pela cabeça um bocadinho, as grandes barbáries que se fazem no mundo são resultado de um só "pecado", o luxo.
e o luxo é isso mesmo, um luxo.
comer golfinho, usar peles de animais raros, joias que são tiradas da terra por autenticos escravos, carros potentes que poluem e consomem mais que um vulgar carrito citadino.
nada disto faz falta.
mas há quem viva só para isto.
e enquanto a nossa cultura valorizar o "ter e o parecer" em vez do "ser" estamos a caminho do fim.
do nosso fim enquanto espécie, e
não o nosso fim como seres humanos.
porque seres "humanos" já deixámos de ser faz muito... muito tempo...
tenho dito.
e obrigado pelo post.
pinky disse…
nãoooooooooooooooooo! estou em choques! há seres tão estupidos tão estupidos!
Rantanplan disse…
Andamos a ouvir a mesma rádio ;-)
M. disse…
Merda para o ser humano, somos uns egoístas e uns assassínos, e um dia a Natureza deixa de ser nossa Mãe e deserda-nos e é bem feito!
Anónimo disse…
Apoio todas as tuas palavras. A propósito...tens aqui um belo blog, parabêns.
Anónimo disse…
Há,ja me esquecia, hoje assassinaram o meu canito um border coolie que nao tinha pais puros,mas isso pouco interessa .era um mimo de cão apenas com um anito,andava á solta e algum caçador lembrou-se que ele podia-lhe comer a caça e deu-lhe uma enorme quantidade de veneno.desta vez naõ o consegui safar, já era a 2º vez.
desculpa o desabafo mas isto é só á colecção do golfinho,nós Humanos só nos falta mesmo autoliquidarmo-nos.

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov

the producers

there comes a time in your life when you have to stand up straight and scream out loud so that everybody can hear: "Who the hell do I have to fuck to have a chance around here?!" The Producers | Mel Brooks | Drury Lane Theatre | Covent Garden quando ouvi isto, soltei a gargalhada amarga que me acompanha nas ironias da vida. agora já nem consigo rir. estou cansada. não dou o cuzinho e três tostões, mas dou o couro e três tostões. não conta, porra?