Avançar para o conteúdo principal

pisar os calos

há gente que gosta de cuspir para o ar. pode ser que lhe caia na testa.
gosto de encarar este blog como uma esplanada ensolarada por onde passam ocasionalmente ou ritualmente umas quantas pessoas e se conversa sobre tudo. o mote, sendo este o meu espaço, são os temas que me rodeiam. gosto de argumentações acesas, pontos de vista diferentes. mas com tolerância e informação acima de tudo. não censuro comentários. esses tempos já passaram, nem nunca foram os meus tempos. felizmente. mas dá-me engulhos a atitude de certos comentadores que ocupam os seus tempos demasiado livres a saltitar de blog em blog à procura de luta. normalmente respondo e passo à frente. mas esta está arrematada. e a partir de agora peço desculpa pelo meu francês.

adenda - como o senhor disse que era anónimo, eu chamo-lhe o que entendo.

Gervásio, pá: andaste a correr as capelinhas todas, a espetar umas farpinhas, qual toureiro garboso, defensor de uma curiosa causa com slogan à laia Playstation 3. a tua falta de tomates [vês, também digo palavrões e tudo!] para te identificares é fantástica e coaduna-se com a personagem que criaste. tens de limar umas arestas, ainda. é que está muito repetitiva. "mais um blog de um pseudo-actor frustrado" e pouco mais. não tem sumo, sabes? aliás, se somos pseudo-actores é porque no teu léxico existem uns a sério. quem são? a Floribella? tu?

atiras em todas as direcções. escreva-se sobre trabalho, amizade, putas [olha, outro palavrão, Gervásio!] ou azulejos de cozinha, se é de actor, não presta.

essas pessoinhas horrorosas que não fazem nada o dia todo, andam nos copos e de vez em quando saltam para cima de um palco e dizem umas coisas. sanguessugas, é o que é. porque é que havemos de pagar para um actor fazer um papel numa peça? temos os cinemas. temos as consolas. temos a bola.

ficas a saber que ali entre os intelectuais que fazem espectáculos estranhos e que poucos percebem e os que andam aí pela fama, há uma enoooorme quantidade de gente que realmente tem talento, gosta do que faz e fá-lo [esta não é ordinarice, Gervásio] para o público. por vocação e não porque o papá mandou. e - pasme-se - há público para os ver. os estúpidos gostam, vê lá tu. não há mais público porque, além da falta de dinheiro para tudo - quanto mais para a cultura -, andam por aí uns Gervásios castrados [esta podes interpretar como quiseres, tá?], incultos, intolerantes, sem nenhuma noção do que se passa para lá do seu umbigo e obviamente [mal] acomodados na vidinha.

custa-me o facto de haver gente que não encara o trabalho de actor como um trabalho normal. não daqueles trabalhos das 9 às 5 com o computador, mas é um trabalho que custa e dói e cansa, como os outros todos. cada um com a sua função nesta vida. há quem não tenha jeito para advogado.

e um actor é assim como uma pessoa que também gosta de comer e pagar as contas.

mas custa-me, pronto, assim de fazer-me azia, quando me pedem convites ao desbarato, quando eu trabalhei, gastei gasolina, pele, músculo e neurónios e só vou receber uma percentagem de bilheteira [sim, Gervásio, há muito espectáculo não subsidiado. acreditas nesta merda? eles insistem mesmo sem chular o estado!].

não há trabalhos menores, desde varrer o lixo a C.E.O. de multinacional, a conselheiro do Ministério da Justiça [se bem que... hummm, falando em desperdício de impostos... bem, passa à frente].
mas eu encaro as pessoas menos informadas como simplesmente isso: alheadas de mundos que são realmente paralelos. é que o espectáculo aparece feito. a comidinha já está feita e quase mastigada, é só engolir. ninguém gosta de ir à cozinha ver o pessoal a prepará-la. é chato.
a essas pessoas aconselho uma temporada num workshop, ou a conviver com um grupo de teatro daqueles em que todos se desunham.

já tu dás-me vontade de rir. e de te bater, claro.

mas eu sou pequenina. metro e meio e uns trocos e pronto, tenho pouca força de braços.

então uso a cabeça.
por isso quero agradecer-te. num momento da minha vida em que vejo tudo posto em causa todos os dias, em que me vejo dormente e a mirrar por dentro, a questionar se devo continuar, vem um idiota mandar umas bocas e lá regressa a Polegar inflamada a defender com unhas e dentes aquilo em que acredita.

obrigadão, Gervásio, pá.

Comentários

Anónimo disse…
É assim mesmo!
Porra, Gervásio, pelo menos conseguiste aquilo que aqui os "pseudo" tentavam já há uns tempos: lembrar á Polegar que "este" é o lugar dela e "nós" precisamos dela ASSIM como lea se mostra hoje!

Prontossssss e de resto não vou dizer mais nada a não ser: Morte aos pedantes...anónimos!
(Detesto este tipo de palavras de ordem e etc, mas perdoem-me tou muito irritada com a atitude deste senhor!)

Beijos Grandes, B.
polegar disse…
Ahahah!
B: Gervásio para a rua! A luta continua! ;))
Anónimo disse…
ah. de um gervásio anónimo só se pode ter dó. e pelo "calibre" de comentários que deixa ou lê a ana + atrevida ou o jornal desportivo gratuito do fernando correia.
o momento alto da semana é tentar adivinhar as repostas às perguntas que fazem às belas (sem conseguir) ou tentar vislumbrar (com grande entusiasmo) a roupa interior das mesmas quando se sentam na mesa do mestre.
e tenho dito.
dá-lhe polegar!!!
chega-lhe com força!!!
miak disse…
Oh pá....e n´so gostamos tanto de ti...

E sem a tua arte não vivemos.

Bj.
l/f/m disse…
...contínua coerencia de qualidade textual... nem sei se quem não se assume mereça tanto ou se entendeu a totalidade!!!
q tal uma versão SMS com K e X pode ser q entenda melhor :)

apenas um reparo...este "post"foi de mão cheia e aberta...desta vez o polegar estava acompanhado na acção!!!

Bjs
M. disse…
Grande Polegar!
Polegar Rules!!!
O Estranho disse…
Uma "vantagem" curiosa nos blogs é que uma pessoa pode dizer o que quiser que ninguém nos vê a cara e presumo que este senhor anónimo descobriu isso mesmo. Ora, como eu adoro uma boa pancadaria, vou usar a mesma ideia e fazer ver ao indíviduo sem nome acima mencionado que realmente não deve ter bem a noção da força das palavras. Confesso que não vou ao teatro tantas vezes como "deveria" (também no Porto não é coisa que abunde, as boas peças), mas tenho noção que ou se faz "teatro" pela televisão, ou se passa fome. E para perceber isso basta olhar para lá dos Ruys de Carvalho e dos Joãos Reis e etc. Cenários feitos de materiais doados, actores que trabalham durante o dia, o do it yourself nas bilheteiras e publicidade e tudo o mais, este tipo de coisas são descritos até à exaustão pela nossa polegar. Mas o excelso (só para soar pedante) anónimo fez o favor de largar o próprio pénis enquanto se masturbava em frente ao monitor, graças a um qualquer site de zoofilia, para atacar gente que só faz o que faz por amor. Dá pena. Caro anónimo, amigo, é verdade, há peças sem pés nem cabeça, há coisas que nem os próprios actores saberão explicar, mas acredite, são coisas mais fortes do que a vontade e o lápis azul gastou-se há alguns anos. Ei, a si ninguém o critica por se satisfazer sexualmente com galinhas!
pinky disse…
dá-lhe!!!!!!!!!! mas no fim no fim há que ter pena e não raiva, afinal o mundo para os anónimos não tem identidade..... ele que leia e que aprenda, se quiser, que absorva e que cresça se for intelegente, senão que passe á frente e que vá disparatar para outra freguesia porque ninguém o obriga a ler nada!
João disse…
Ai Gervásio... tenho pena de ti... não sabes com quem te meteste... isto do pessoal que trabalha e ganha pouco quando se une... estás lixado.
João (o outro pseudo actor)
Unknown disse…
Oh pá, então? é assim?
apregoa-se a morte e depois nada?!?!
Não pode ser, quer dizer, eu a pensar que depois da candidatura revista e validada ia ter uma maior capacidade de argumentação às ameaças Gervasianas e afinal...puff! Desapareceu!
Não há direito!

B.
Wicahpi disse…
Nestas alturas, a Internet funciona como Santa protectora dos cobardes... não é, Gervásio?!?
O problema é que não sabes bem com quem te estás a meter...
... e da próxima vez que te lembrares de chamar pseudo-actor à polegar, ou chamar merda a uma coisa chamada arte, irá nascer-te uma verruga na tua pseudo p...
ehehe
Unknown disse…
Estou com ciúmes... Também quero um Gervásio só para mim!!!Nada me excita mais do que o anonimato cobarde e que me chamem pseudo-intelectual/actriz/sanguessuga!!!
Humm...Humm... Que arrepio na pele!!!
Gervásio, e só para ti, vou fazer um blog unicamente para que me insultes...
Look me up!!! (usar uma língua estrangeira dá sempre ar de pseudo.)
Miau... Miau... Gervásio
MPR disse…
Olha... não respondeu... assim nem dá pica! Estou de volta. :)
Wicahpi disse…
ah, e polegar:
não deixes que nenhum idiota frustrado te faça sentir ofendida - os gritos dele nem sequer fariam calos nos teus lindos pezinhos... ;)
Alien disse…
"já tu dás-me vontade de rir. e de te bater, claro." AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAparece-me que o Gervásio se calou. Que pena, gostava tanto dos seus raciocínios lógicos e boa capacidade de argumentação. Merecia subsídio: "Crónicas de Gervásio", vou começar a escrever. Até já tenho sinopse: "Gervásio não gosta de teatro. Gervásio não gosta de actores. Gervásio não gosta de histórias. Gervásio não gosta desta peça. Gervásio não gosta. No fundo Gervásio não sabe do que está a falar. Mas sabe que não gosta"

Enfim...........
polegar disse…
eheheh... gosto deste linchamento. normalmente até sou pacífica, mas deste gosto.
e perguntava ontem alguém:
"Gervásio, em quantas audições foste recusado? és feio? és sexualmente impotente?"...

...

ai, os gervásios da vida...
Bem, em relação ao Gervásio, não sei...
Agora tu Polegar! Já me começas a irritar!!! Já escreves-te o livro? humm?! pois! é por essas e por outras que depois acontece isto! As sabotagens aos bons blogs! Acorda cachopa! O pessoal tá é cansado de te ler só aqui e está fartinho de tar à espera que escrevas mais alguma coisa. Tenho a certeza que quando esse dia chegar, vais impressionar!

Bem rapariga o teu blog é uma delícia. Escreves deliciosamente. O teu olhar é apuradissímo, ainda que abuses (sempre dentro de limites bem q.b.) dos temperos. O paladar da tua escrita é único, e quando te leio sinto o quotidiano a passar por mim e os aromas intensos e subtis do dia-a-dia da rua, lá de casa, dos nossos "mandantes" e por aí a fora... Essas coisas são raras. Por isso, na minha ignorância, te aconselho: dedica-te à cozinha!
pinky disse…
uma doce e feliz PÁSCOA para vocês, sorrisos felizes ;)
Daniel Aladiah disse…
Adorei, Polegar! Portugal precisa de mulheres (e homens) assim. Are you talking to me? :)))
Um beijo
Daniel
colher de chá disse…
sim gervásio, também eu te agradeço. Um sincero e profundo obrigada por nos fazeres acreditar ainda mais naquilo que fazemos, por teres feito com que a polegar escrevesse um texto maravilhoso.
E agora, não tens resposta, não é? ;) Já se previa...

como diz a polegar, vai lá trabalhar e depois no fim do mês diz que prescindes do dinheirinho.
é que sabe tão bem :)))))
elisa disse…
Bloguistas unidos jamais serão vencidos:) lol
Ainda me surpreende o desperdício de energia deste anónimos: não gosta, clica na cruz e beneficia-nos com a sua ausência.
Beijinhos Polegar!
alfredo disse…
sic transit gloria mundi!

(toma lá, ó gervásio! esta é só para ti e em latim. vês como este actor é teu amiguinho...)
Anónimo disse…
sinceramente....esse Gervásio é o tipo de pessoa com a qual não vale a pena perder tempo nem energia. e um triste...
Anónimo disse…
Estou desolado... Não tive o prazer de ver o dito "gervásio" em acção. É uma pena, visto que pela tua descrição, decerto seria merecedor de longos e angulosos vitupérios. Mas este é o mundo em que vivemos Polegar, há gente que não gosta das artes (seja porque não as entendem ou porque a vida as tratou tão mal que as tornou incapazes de gostar seja do que for). São pessoas pobrezinhas, que não percebem que há mais no acto de viver que comprar por 1 e vender por 2. Bem haja a todas as pessoas que, como tu Polegar, por amor ao que não se vê, fazem o que gostam.

Em jeito de despedida deixo-te uma "adaptação" de um verso de Camões: que os muitos gervásios, por ser poucos, não temamos.

Um beijinho, R.
polegar disse…
R.: para veres o Gervásio em acção, é só espreitares os comentários do post abaixo. Eu na altura respondí-lhe, mas depois achei que ele merecia um esclarecimento mais aprofundado ;)

pessoal: grande movida que para aqui foi! gostei. obrigada a todos :))

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov