Avançar para o conteúdo principal

I pitty the fool

o homem já se pode considerar meu amigo.

faz-me companhia há 7 anos, desde que dei os meus primeiros toques no pedal e pude escolher a rádio que me fazia companhia até à faculdade de manhã. descobri a pólvora, se calhar para alguns, mas era mesmo daquilo que precisava.
daquele tipo de voz inconfundível e tom sempre irónico a falar-me de coisas estranhas com as suas punchlines fora do normal. das canções absurdas, parecia que inventadas na hora e escritas em cima do joelho e das músicas ainda mais obscuras que ele encontrava.
precisava de disparate na minha vida às 7 da manhã, que dizer?
para uns é um palhacito sem piada. não consigo vê-lo assim, fez-me fazer demasiadas figuras tristes no carro, na rua, a rir à gargalhada e a cantar e a fazer aqueles seus exercícios de mexer os pés e as mãos. e tinha o prazer de olhar à volta na fila e dar de caras com outro carro tão cheio de gente como o meu a rir também, e poder trocar cumplicidades e gritos de guerra com gente estranha, do outro lado de portas de metal e vidros embaciados, rodeados de caras carrancudas que achavam inadmissível como aquela gente se ria tanto sozinha logo de manhã... e uns para os outros!!
ele, o Pedro, a Lamy, o Malato, mais tarde a Maria e agora com o Araújo e de volta à Lamy. andei atrás dele por todas as estações.
depois conheci-o. e ao meu ídolo da comunicação oral, das piadas ribeirinhas, o único a quem admito a piadola seca. ficaram-me no coração naquele dia de Novembro memorável em que só os tinha a eles e câmaras de televisão à minha volta, um directo de 3 horas para fazer e a sensação de estar a ser testada e avaliada por rebarbados.
a experiência ficou por pouco mais que ali, mas foi dos melhores dias da minha vida. quando vi o alinhamento ia fenecendo na sala de maquilhagem...
anyways... hoje lembrei-me dele. porque o ouço todos os dias. a ele e ao seu cão mordido, que agora é noutro planeta, mas sempre ele.
e só tenho pena de o ribeirinho se ter passado para a RCP. é que não consigo, não consigo mesmo ouvir Laura Pausini e Elton John mais que o estritamente necessário.
e aqui vai:
ENORMES SEIOOOS!

Comentários

Anónimo disse…
É muuuuuito bom! A capacidade de improviso é fora de série.
Anónimo disse…
Queria dizer "capacidade de improvisação" ;)
Anónimo disse…
ni: é sim senhor ;)
bufas: acho que ele não passou na mega. ele esteve na Best Rock, tb me lembro desse episódio. só saiu do grupo Media Capital agora qd foi para a RDP.
aconteceram-me tantas dessas! e quando o tipo se põe a mandar os ouvintes fazerem a coisa da rotação dos pés e das mãos?! a quantidade de gente com os braços no ar e cara de parvo naquela calçada de carriche!
Rubim disse…
nem sempre gosto, mas tenho q admitir q se sai com umas giras.

bjs
Rantanplan disse…
Não sei se alguma vez reparaste mas tenho o blog dele nas "minhas leituras".
Anónimo disse…
papa-figos: ah pois...
bufas: também ando pela mega e pela best, são as q ouço no trabalho se o servidor da antena 3 estiver a explodir. depois é radar radar radar e nos dias mais melancólicos, marginal...
rantas: claro q reparei. de vez em quando "uso-te" para ir lá espreitar ;)
Sou fã há muito!
Quando ia para a universidade também fazia figuras semelhantes às tuas, quando visitava o supermercado pela manhã, antes de trabalhar, nem sequer tinha o refúgio dos vidros do carro de modo que todo o mundo ficava a olhar para mim enquanto, literalmente, chorava a rir.
Deixei de ver o nosso 'amigo' por dois motivos:
1) a Best, para o meu gosto, é insuportavelmente má, acabei por refugiar-me, e manter-me fiel, na Radar;
2) não tenho sequer perspectivas de vir a ter tv cabo.
Paciência...
Beijinhos!
Simão disse…
Que horror!!!
Em plena calçada de carriche a "rir à gargalhada e a cantar e a fazer aqueles seus exercícios de mexer os pés e as mãos." ?!?!?!
:p
Que lindo!! Tb quero... levem-me de volta pra Portugaaaaaaaaal!
Beijos... (adoro estes teus momentos)
Anónimo disse…
cass: ele não tá na best há imenso tempo, tá na antena 3. menos mal, não? hoje é quinta dos portugueses!
simão: olha, podes é apanhá-lo na rádio online www.antena3.pt . ele tem intervenções às 08:25 e 9:25 (horário tuga) e repetição às 18:30, se não estou em erro. ainda podes apanhar o da tarde de hoje eheheh
Anónimo disse…
Pois no meu primeiro trabalho, ninguém percebia porque ficava eu dentro do carro, à porta do escritório, quando chegava cedo "demais". Da mesma maneira, também ninguém percebia o meu stress que me fazia galgar as escadas que me traziam da cave, do meu lugar de trabalho, até ao piso onde estava o rádio que espalhava o som por todo o escritório. E então ficava a fiscalizar o aparelho durante os 10 minutos que duravam a segunda sessão do dia, não fosse um bandido qualquer boicotar o meu intento. Depois sim, já descia as escadas, indiferente a que me entupisssem os ouvidos com as brasileiradas de uma rádio qualquer, hiper-pirosa, muito na moda na altura. Uma bodega que dava martelos e dava autocolantes para os carros. Bahhh! Nessa altura acho que o poiso dessa ave rarissima era a Comercial. Agora descobri-o, acidentalmente, na Antena 3, quando procurava uma estação com força suficiente para se aguentar na dureza dos montes. Bem hajas, "Marco", que me ajudas a encarar o dia com mais leveza.
Anónimo disse…
Só costumo ouvir radar, mas por este tipo e o programa da manhã, aturava a best e a comercial.

Hj já n o sigo, n dá, entro mais tarde que o programa dele ;)

Enormes SEEEIIIOOOOSSSS!

Kiss

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov