Avançar para o conteúdo principal

I pitty the fool

o homem já se pode considerar meu amigo.

faz-me companhia há 7 anos, desde que dei os meus primeiros toques no pedal e pude escolher a rádio que me fazia companhia até à faculdade de manhã. descobri a pólvora, se calhar para alguns, mas era mesmo daquilo que precisava.
daquele tipo de voz inconfundível e tom sempre irónico a falar-me de coisas estranhas com as suas punchlines fora do normal. das canções absurdas, parecia que inventadas na hora e escritas em cima do joelho e das músicas ainda mais obscuras que ele encontrava.
precisava de disparate na minha vida às 7 da manhã, que dizer?
para uns é um palhacito sem piada. não consigo vê-lo assim, fez-me fazer demasiadas figuras tristes no carro, na rua, a rir à gargalhada e a cantar e a fazer aqueles seus exercícios de mexer os pés e as mãos. e tinha o prazer de olhar à volta na fila e dar de caras com outro carro tão cheio de gente como o meu a rir também, e poder trocar cumplicidades e gritos de guerra com gente estranha, do outro lado de portas de metal e vidros embaciados, rodeados de caras carrancudas que achavam inadmissível como aquela gente se ria tanto sozinha logo de manhã... e uns para os outros!!
ele, o Pedro, a Lamy, o Malato, mais tarde a Maria e agora com o Araújo e de volta à Lamy. andei atrás dele por todas as estações.
depois conheci-o. e ao meu ídolo da comunicação oral, das piadas ribeirinhas, o único a quem admito a piadola seca. ficaram-me no coração naquele dia de Novembro memorável em que só os tinha a eles e câmaras de televisão à minha volta, um directo de 3 horas para fazer e a sensação de estar a ser testada e avaliada por rebarbados.
a experiência ficou por pouco mais que ali, mas foi dos melhores dias da minha vida. quando vi o alinhamento ia fenecendo na sala de maquilhagem...
anyways... hoje lembrei-me dele. porque o ouço todos os dias. a ele e ao seu cão mordido, que agora é noutro planeta, mas sempre ele.
e só tenho pena de o ribeirinho se ter passado para a RCP. é que não consigo, não consigo mesmo ouvir Laura Pausini e Elton John mais que o estritamente necessário.
e aqui vai:
ENORMES SEIOOOS!

Comentários

Anónimo disse…
É muuuuuito bom! A capacidade de improviso é fora de série.
Anónimo disse…
Queria dizer "capacidade de improvisação" ;)
Anónimo disse…
ni: é sim senhor ;)
bufas: acho que ele não passou na mega. ele esteve na Best Rock, tb me lembro desse episódio. só saiu do grupo Media Capital agora qd foi para a RDP.
aconteceram-me tantas dessas! e quando o tipo se põe a mandar os ouvintes fazerem a coisa da rotação dos pés e das mãos?! a quantidade de gente com os braços no ar e cara de parvo naquela calçada de carriche!
Rubim disse…
nem sempre gosto, mas tenho q admitir q se sai com umas giras.

bjs
Rantanplan disse…
Não sei se alguma vez reparaste mas tenho o blog dele nas "minhas leituras".
Anónimo disse…
papa-figos: ah pois...
bufas: também ando pela mega e pela best, são as q ouço no trabalho se o servidor da antena 3 estiver a explodir. depois é radar radar radar e nos dias mais melancólicos, marginal...
rantas: claro q reparei. de vez em quando "uso-te" para ir lá espreitar ;)
Sou fã há muito!
Quando ia para a universidade também fazia figuras semelhantes às tuas, quando visitava o supermercado pela manhã, antes de trabalhar, nem sequer tinha o refúgio dos vidros do carro de modo que todo o mundo ficava a olhar para mim enquanto, literalmente, chorava a rir.
Deixei de ver o nosso 'amigo' por dois motivos:
1) a Best, para o meu gosto, é insuportavelmente má, acabei por refugiar-me, e manter-me fiel, na Radar;
2) não tenho sequer perspectivas de vir a ter tv cabo.
Paciência...
Beijinhos!
Simão disse…
Que horror!!!
Em plena calçada de carriche a "rir à gargalhada e a cantar e a fazer aqueles seus exercícios de mexer os pés e as mãos." ?!?!?!
:p
Que lindo!! Tb quero... levem-me de volta pra Portugaaaaaaaaal!
Beijos... (adoro estes teus momentos)
Anónimo disse…
cass: ele não tá na best há imenso tempo, tá na antena 3. menos mal, não? hoje é quinta dos portugueses!
simão: olha, podes é apanhá-lo na rádio online www.antena3.pt . ele tem intervenções às 08:25 e 9:25 (horário tuga) e repetição às 18:30, se não estou em erro. ainda podes apanhar o da tarde de hoje eheheh
Anónimo disse…
Pois no meu primeiro trabalho, ninguém percebia porque ficava eu dentro do carro, à porta do escritório, quando chegava cedo "demais". Da mesma maneira, também ninguém percebia o meu stress que me fazia galgar as escadas que me traziam da cave, do meu lugar de trabalho, até ao piso onde estava o rádio que espalhava o som por todo o escritório. E então ficava a fiscalizar o aparelho durante os 10 minutos que duravam a segunda sessão do dia, não fosse um bandido qualquer boicotar o meu intento. Depois sim, já descia as escadas, indiferente a que me entupisssem os ouvidos com as brasileiradas de uma rádio qualquer, hiper-pirosa, muito na moda na altura. Uma bodega que dava martelos e dava autocolantes para os carros. Bahhh! Nessa altura acho que o poiso dessa ave rarissima era a Comercial. Agora descobri-o, acidentalmente, na Antena 3, quando procurava uma estação com força suficiente para se aguentar na dureza dos montes. Bem hajas, "Marco", que me ajudas a encarar o dia com mais leveza.
Anónimo disse…
Só costumo ouvir radar, mas por este tipo e o programa da manhã, aturava a best e a comercial.

Hj já n o sigo, n dá, entro mais tarde que o programa dele ;)

Enormes SEEEIIIOOOOSSSS!

Kiss

Mensagens populares deste blogue

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

I.A. iá, yeeehaaaa

cortesia espanta-espíritos para quem não está enquadrado: o I.A. é o instituto das artes. são os senhores que dão os subsídios, vulgo dinheirinho, aqui aos pobres dos artistas. para a droga e assim. uma vez por ano [excepto aquela vez do "ah e tal, esqueci-me"] abrem concursos para o pessoal mandar um projecto para uma peça. se eles gostarem do projecto, dão dinheirinho. se não, lá têm as suas razões. mesmo que se ameace com tribunal, o IA não se engana. apesar de os apoios irem parar quase sempre aos mesmos [se bem que com outros nomes, e para isso vai uma menção honrosa, nem todos conseguem inventar tanto nome seguido], os senhores estão a tentar acompanhar os tempos. e por isso foram evoluindo. dantes entregavam-se 5 calhamaços com todos os quês, comos, porquês, currículos, objectivos, articulação dos objectivos com os objectivos do I.A., metodologia dos objectivos, unhas encravadas do objectivos e... iada iada iada. resumindo, uns bons 10 kg de papel. depois resolveram qu