Avançar para o conteúdo principal

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho.
outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!"

bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferidos: pentear-se, maquilhar-se e vomitar. garanto que a quantidade de cabelo no chão é surpreendente, assim como os pós coloridos no lavatório, a luz sempre acesa (saem e não sabem, não sabem, não conseguem desligá-la). hoje cheirava, efectivamente, aos aromas pós-gregorianos.
tirar um café no bar do centro é um exercício de paciência. é perguntarmo-nos frequentemente se nos estarão a querer fazer um fato novo. é pensarmos em encontrar depressa uma chibata para nos penitenciarmos por termos invadido o espaço comum. é inventarmos maneira de pousarmos o copinho de plástico no balcão sem manchar as pilhas de papéis com o "preencha por favor, nome, altura, busto, experiência" que os "agentes" tão magistralmente espalharam sem se lembrarem que aquilo não é uma extensão do seu gabinete.

outras zonas comuns, como o hall, são afinal o redil pleno de belos exemplares da geração morangos portuguesa, salpicado aqui e ali de um ou outro desgraçado que até faz umas coisas de vez em quando.
nas paredes dessas zonas comuns, papéis sobre "o que levar vestido", "como agir perante a câmara" elucidam os psicólogos, advogados, arquitectos e quejandos que aqui têm de trabalhar.
também não é boa ideia abrir a porta do escritório para sair para o hall, normalmente está um modelito qualquer a tirar aquelas fotos de "primeira vez" usando como fundo a parede mesmo atrás da porta... ou se calhar é boa ideia sair intempestivamente... ai, já estou a divagar..

bem, este prédio é secular. este centro de escritórios existe há pelo menos 30 anos. uma semana depois de a dita agência se mudar para aqui, passou a estar isto colado na porta de saída...



I rest my case...

Comentários

Anónimo disse…
eu sou testemunha!
e por mim, corria porta fora.
estivesse quem estivesse a fazer fotos no hall.
Anónimo disse…
oh querida, mas tu não sabes que neste mundo ou és alta e anoréctica, ou és inteligente e sabes abrir portas? :P
Anónimo disse…
Se algum dia te aparecer o Zé Milho, promete que lhe dás uma joelhada no entre-pernas e grita "Nunca mais influencias crianças pequeninas com esse penteado de mer...!!! Ah e realmente o pormenor da porta é muito bom... Já estou a ver os pseudo-manequins encostados à porta à espera que ela abra tipo centro-comercial! Shopping rules!
PS: as maçanetas não costumam rodar no sentido dos ponteiros do relógio, para abrir? Ou Lisboa já fica no hemisfério sul?!
Anónimo disse…
Sinceramente, espero um dia poder ir a uma livraria e comprar um livro, assim com pequenas histórias/relatos de vida escrito por ti. é delicioso ler-te mesmo nestes assuntos tão... tristemente reais, que fazem lembrar um programa do Albarran!

Eu que por fora cá ando, cada vez mais me vou apercebendo do desnivelamento de q.i. que cada vez mais negativamente é exigido na televisão portuguesa (não muito diferente da francesa, aliás). E o problema é que o q.i. de quem "mama" essa televisão também vai descendo. é a tal formula de nivelar por defeito e não por execesso.

Eu já achava mau o sindroma da novela brasileira, mas a verdade é qeu se via e, mesmo se a sonhar um bocado com contos de fada, partia-se para a vida do dia-a-dia.

O problema de hoje, é que as gerações identificam-se com esses heróis extra ordinários. Por exemplo: estou eu aqui a ouvir a Antena3 na net e oiço que "...a musica 'nao-sei-das-quantas' entrou directamente para a tabela... é da banda sonora dos Morangos com a Açucar!";
outro: estou no aeroporto para apanhar um vôo Tap para Lisboa e oiço ao meu lado com um forte sotaque de Viseu: "hein filho.. taz quaze a ber os digerte..." percebi mais tarde que ela referia-se a uma banda que fazia musicas para a novela;

E mais outro: chego a Portugal no mês de Maio e alguem me anuncia com grande tristeza "Oh Simão e o não-sei-das-quantas que morreu!". Eu fiquei preocupadissimo a procurar na memória aquele nome que não me dizia nada, a tentar lembrar-me se era amigo ou da família e pergunto bastante assustado "Quem?"; resposta: "O actor dos morangos com açucar. Teve um acidente e pelos vistos tinha tomado droga. Olha, coitados dos pais que tinham o filho que se drogava!" Juro que só me apeteceu fugir no primeiro avião que houvesse!

Eu realmente não sei para onde vai este mundo e muito menos para onde vai Portugal. Fico triste de ver que muitos da minha geração e as que seguem preferem ficar em casa até às 23h30 para ver a novela e depois ir engolir alcool a rodos numa discoteca, com um terço branco e grosso pendurado ao peito "moda do José Castello Branco" segundo me disseram.

Mas fico mais descansado de ver que no mesmo prédio onde entram 'ninas que precisam de instruções para abrir a porta (e se calhar tem leitores mp3 a passar "Inspire - Expire"), existem outras pessoas que conseguem ter o olhar crítico e sere diferente.
Uma minoria é certo, mas mais vale poucos e bons...
Anónimo disse…
Lindo! Já agora uma pergunta, acaso no interruptor da luz do wc está um sinal a dizer "carregar"? Então como esperas que elas saibam como se desliga a luz?
Já é uma sorte saberem lêr...
Anónimo disse…
espanta: pois... eu não queria dizer nada, mas...

colher: há das altas e anorécticas espertas, mas as outras todas sujam-lhes a categoria ;)

estranho: a porta é das antigas (dupla) e abre, de facto ao contrário, mas seria apenas (e como tem sido ao longo dos tempos para toda a gente) uma questão de lógica. se a porta que abre é a da esquerda, tem de se rodar a maçaneta no sentido da esquerda também... digo eu!
e para que saibas o Zé Milho (Vítor) é um gajo amoroso com um mau corte de cabelo...

Simão: compreendo a tua revolta. o problema é que andam a tornar toda a ficção numa meia ficção, pondo os meninos a fazer as suas apresentações de fim de escola... no Coliseu! aos beijinhos ao vivo... afinal é real!! os putos andam a ficar trocados... esse que morreu já é uma memória vaga nas pessoas e se calhar não morreu mesmo, fugiu de balão... a coisa de estar drogado, bebido, vindo de uma festa da nova moda dos bares de alterne (agora em vez de senhoras de leste usam morangos e big brothers para levarem os clientes a consumir), no seu carro novo comprado com o dinheiro que ganhava na novela e nesses eventos, e a cabeça cheia de tanta coisa que não existe... qual moral da história!

mpr: pois que de facto não está afixado... tens razão! vou já avisar aqui os senhores q tomam conta disto! :)
Anónimo disse…
!!!!!!!!!!
Se não tivesses colocado as fotos, eu não acreditaria.
Anónimo disse…
É de facto muito triste!
E é "engraçado" que tenho tido conversas sobre este assunto quase diariamente, (assustador! começa a fazer parte do meu quotidiano!!) porque tenho uns quantos sobrinhos em idade de ver morangada e porque como trabalho no "meio" sou invadida com perguntas ás quais supostamente deveria saber responder.

Ontem perguntaram-me: "gostavas de fazer telenovelas?" e eu imediatamente respondi com orgulho: "NÃO!"
Só depois pensei no que disse, não faz sentido, eu devia querer trabalhar em televisão, com bons profissionais, ganhar um bom ordenado, trabalhar muito mas chegar ao fim e pensar "valeu a pena o esforço", e olhar orgulhosa para o trabalho final...
Pois! E é mesmo isso que eu quero! Portanto...não quero fazer televisão em Portugal!
Um amigo actor (muito bom actor!) a viver em Madrid disse-me outro dia "só volto a trabalhar em Portugal se for para fazer um bom trabalho e não ser chulado! Se assim não fôr, prefiro trabalhar num restaurante em Madrid!" eu percebo e assino por baixo!

E o assunto dá "pano para mangas"...Mas digo a todos os pais deste pais: eu sei que não é fácil, é até muito complicado, mas por favor, não deixem que os vossos filhos se tornem em adolescentes irritantes e imitadores de pseudo-idolos fabricados por uma máquina de marketing televisivo. Porque em ultima instancia a culpa é vossa, afinal são voçes os EDUCADORES, a televisão...desliga-se!

Beijos, B.

P.S: O Vitor (Zé Milho) é realmente um querido e muito bom profissional, quanto ao corte de cabelo...são opiniões, eu até gosto!!!
Anónimo disse…
linha recta: por isso só agora o post... tive de tirar as fotos, q o papel está ali há uns tempos...

B: como sempre, na mouche. só tenho pena de conhecer tanto talento (a escrever, a representar, na técnica) que anda aí aos caídos. um dia, se mandar alguma coisa, já tenho equipa escolhida... e é vencedora :)
Anónimo disse…
Oh brother... Ei, não conheço o rapaz (Zé Milho), nem sequer comento a simpatia ou maneira de ser, estou é farto de ver putos com aquele corte de cabelo (que por acaso não gosto nada) e a crítica era precisamente a imitação das personagens de Morangos com Açúcar. Temo bem que, a julgar pelo presente, a nossa espécie de país se vá tornar numa amálgama de gente futil com a obsessão da fama!
Canalhada obcecada com aparência, pensem comigo: Bill Gates -> totó espancado e gozado todos os dias de adolescência -> homem mais rico do mundo graças a inteligência (basicamente faz o que quer) / Um qualquer actor/actriz palminho de cara -> adolescente célebre, aparece em revistas, é famoso/a, dá autógrafos, ai que alegria! -> acaba-se a febre de seguidismo, dinheiro (muitas vezes) vai-se em luxos, emprego reles (tendo em conta fama anterior) ou desempregado...
Ouvi dizer há pouco que um tipo dos Millenium (lembram-se dessa grande boys band?) estava a trabalhar num stand de automóveis (e agora aparecem uns quantos a dizer "e que mal tem isso?! ao que eu respondo "nenhum, mas não é bem o tipo de emprego de gente «famosa»")...
Anónimo disse…
Aceita a ideia: corre porta fora!!! E, se possível, deixa cair um projector na cabeça da modelito, depois olha-a e diz, teatralmente, "peço-lhe imensa desculpa mas olhe... foi uma decisão que veio de cima e eu não posso fazer nada". Depois diz-lhe que esta é uma lição importante que lhe deste sobre o mundo do espectáculo e de graça. =)

Devia ser a primeira coisa a ensinar a malta que anda a trocar tempo por estrelato embrulhado em plástico transparete... isto quando não é só película aderente, para disfarçar.

for what it's worth, mil vezes escolheria a menina de cores que rangia os dentes dentro do escritório, do que qualquer uma das novas-barbies que sairam da patreleira de supermercado e desfilam, com a certeza de que, no nosso país, desfilar é o melhor curso de teatro que se pode ter.

BEIJÃO!
Anónimo disse…
Está mm a pedir para trocares os papelitos.

Carregar na maçaneta e rodar o botão :P

E já agora uma camarazita a filmar em dia de enchente ;)
Anónimo disse…
:)!
Na sabedoria popular da minha mãe (e imagino que de muitas outras: "ainda bem que nem toda a gente gosta do amarelo". O problema é que toda a gente parece empenhada em gostar do amarelo. E isso sim, é assustador.
Cá vai um beijnho de solidariedade para esses dias de enchente!
E bom fim de semana!
Anónimo disse…
bem é mesmo verdade.. cada vez ha sentidos diferentes de beleza..antigamente uma mulher bonita e bem portuguesinha era aquela que tivesse todas as formas, com uns belos seios mas hoje em dia parece que tudo mudou. Hoje em dia o ideal de mulher portuguesa passou a ser ossuda, sem mamas e sem qualquer tipo de formas. As adolescentes passam a vida a fazer dietas malucas que futuramente as prejudicara mas enfim, se encontram aquelas adolescentes ja com forminhas:D e bonitas, os rapazes so sabem gozar e fazer com que elas se sintam mal por se alimentarem bem. Pois entao, eles que fiquem com as magricelas, sem rabo e sem mamas, e depois um dia irao ver o que realmente lhes da prazer, se são essas magricelas ou se sao as formadas( com belas formas). Meninas so vos digo, deixem de ser quem os outros gostariam que voces fossem e alimentem-se fazendo desporto- nao garanto que sejam esqueléticas mas garanto que possam ter aquelas formas muito bem definidas e sem sairem do eixo.
Anónimo disse…
Hello people!
buy viagra
cheap viagra online
Bye
Anónimo disse…
Hi all, interesting.
my home page [url=http://viagra-store.info/]viara[/url].
Buy http://viagra-store.info#viagra online.
thanks.
Anónimo disse…
Wazzup, thanks author.
And I am here [url=http://www.jahk.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=113]viagra[/url].
Test http://www.jahk.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=113#viagra cheap.
thanks a lot.
Anónimo disse…
Hello, nice design.
My home page [url=http://courses.forum.ncsu.edu/cgi-bin/netforum/exp_netforum/a/14--59.1.1]viagra[/url].
Here you can buy http://courses.forum.ncsu.edu/cgi-bin/netforum/exp_netforum/a/14--59.1.1#viagra best.
thanks.
Anónimo disse…
Have a good day, best.
My site here [url=http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626]viagra[/url].
See http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626#viagra cheap.
thanks.
Anónimo disse…
Hi, best.
My site here [url=http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626]viagra[/url].
Buy http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626#viagra online.
Bye-bye.
Anónimo disse…
Hey, really cool.
My site here [url=http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626]viagra[/url].
Buy http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626#viagra online.
Bye.
Anónimo disse…
Hallo, thanks author.
Look at my site [url=http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626]viagra[/url].
Take http://tuoppi.oulu.fi/kbs-bin/readbeer?Nr=626#viagra best prices.
thanks.
Anónimo disse…
Hi all, you are the best.
See [url=http://www.jahk.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=113]viagra[/url].
See http://www.jahk.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=113#viagra cheap.
thanks a lot.
Anónimo disse…
Hi all! We just opened our cool site about marriage and diet [url=http://med911.t35.com/lipitor.html]lipitor[/url] [url=http://med911.t35.com/tramadol.html]tramadol[/url] [url=http://med911.t35.com/soma.html]soma[/url] [url=http://med911.t35.com/viagra.html]viagra[/url]
[url=http://lipus.o rg/zoloft.html]zoloft[/url]http://soma-911.blogspot.com http://tramadol-911.blogspot.com/ [url=http://tramadol-911.blogspot.com ]tramadol[/url] [url=http://soma-911.blogspot.com]soma[/url] and else [url=http://med911.t35.com/lipitor-lovastatin-vs.html]lipitor lovastatin vs[/url] and else [url=http://med911.t35.com/lipitor-adverse-reaction.html]lipitor adverse reaction[/url] or [url=http://med911.t35.com/lipitor-drug-interaction.html]lipitor drug interaction[/url] and else [url=http://med911.t35.com/soma-by-chicos.html
]soma by chicos[/url] viagra [url=http://med911.t35.com/buy-soma-online.html]buy soma online[/url] lipitor [url=http://med911.t35.com/cheap-soma-online.html]cheap soma online[/url] interesting:[url=http://med911.t35.com/soma-puzzle.html]soma puzzle[/url] and look this [url=http://med911.t35.com/carisoprodol-drug-soma.html]carisoprodol drug soma[/url] and else [url=http://med911.t35.com/abu-soma.html]abu soma[/url] or [url=http://med911.t35.com/zoloft-common-side-effects.html]zoloft common side effects[/url] and else [url=http://med911.t35.com/zoloft-overdose.html]zoloft overdose[/url] lipitor [url=http://med911.t35.com/antidepressant-zoloft.html]antidepressant zoloft[/url] or [url=http://med911.t35.com/zoloft-review.html]zoloft review[/url] and very creative :[url=http://med911.t35.com/discount-viagra.html]discount viagra[/url] look this [url=http://med911.t35.com/free-viagra.html]free viagra[/url] or [url=http://med911.t35.com/effects-of-viagra.html]effects of viagra[/url] and this :[url=http://med911.t35.com/viagra-sale.html]viagra sale[/url] cool info : [url=http://med911.t35.com/cheapest-viagra.html]cheapest viagra[/url] and very cre
ative :[url=http://med911.t35.com/norco-viagra.html]norco viagra[/url] or [url=http://med911.t35.com/acetaminophen-hcl-par-tramadol.html]acetaminophen hcl par tramadol[/url] and [url=http://med911.t35.com/acetaminophen-hcl-tramadol.html]acetaminophen hcl tramadol[/url] lipitor [url=http://med
911.t35.com/addiction-tramadol.html]addiction tramadol[/url] lipitor [url=http://med911.t35.com/drug-hydrochloride-tramadol.html]drug hydrochloride tramadol[/url] and [url=http://med911.t35.com/abuse-tramadol.html]abuse tramadol[/url] Regards
Anónimo disse…
archy it i, and i like you!:
[URL=http://www.xonder.com/cgi-bin/xondergb/gb.cgi?id=gted]loan personal unsecured[/URL] [URL=http://www.gaestebuchking.de/cgi-bin/host/firebook.cgi?account=15873]Replica coach handbags[/URL] [URL=http://rubyurl.com/3uw]cigarettes[/URL] [URL=http://www.xonder.de/cgi-bin/yabbserver/foren/F_1488/YaBB.cgi]free nokia ringtones[/URL] [URL=http://rubyurl.com/fg6]bad credit loan people personal[/URL] [URL=http://www.welnet.de/gb/welbook.php?u=replicarolexwatches]replica rolex watches[/URL]
cheap cigarettes online free nokia ringtones loan personal unsecured louis vuitton replica handbags loan personal unsecured replica rolex watches
http://www.xonder.de/cgi-bin/yabbserver/foren/F_1488/YaBB.cgi http://www.xonder.com/cgi-bin/xondergb/gb.cgi?id=gted http://rubyurl.com/3uw http://www.gaestebuchking.de/cgi-bin/host/firebook.cgi?account=15873 http://www.welnet.de/gb/welbook.php?u=replicarolexwatches http://rubyurl.com/fg6
Thanks!
Anónimo disse…
Hi! What a fantastic site, and a brilliant but simple idea! ...
index.html index1.html soma akane soma and ash lyric soma buy soma and aura soma soma seed or soma institute and else index.html index1.html cialis online cheap cialis look this cialis pack sample awstats by cialis created online look this buy cialis discount buy cialis online dream pharmaceutical buying generic cialis cialis free cialis for sale cialis levitra sales viagra other cialis liquid cialis sale order generic cialis and very creative : index.html buy viagra cheap viagra generic viagra buy viagra online order viagra and very creative :branded viagra gel tab viagra viagra viagra cialis levitra other viagra for woman cialis vs viagra herbal alternative viagra other low cost viagra viagra on line and very creative : index.html 2dir tramadol buy tramadol and elsebuy online tramadol acetaminophen hcl par tramadol and link tramadol sale tramadol and buy cheap online tramadol and |index.html zoloft side effects mayo zoloft for premature ejaculation weaning off zoloft zoloft litigation viagra zoloft night sweats zoloft online zoloft zoloft and alcohol look this zoloft medication cool info : anxiety social zoloft free zoloftclaritin d 12 hour and very creative :claritin d claritin d side effects claritin for dog cool info : claritin generic allegra online zithromax side effects zithromax dosage buy zithromax online and this :zithromax reaction interesting:10mg antihistamine zyrtec zyrtec zyrtec 10mg or zyrtec canada and this : index.html diflucan vs nystatin diflucan pill generic imitrex imitrex prescription index2.html grapefruit lipitor 20mg lipitor crestor lipitor lipitor and vitamin e lipitor pravachol index.html neurontin neurontin 300 mg buy neurontin online effects gain neurontin side weight kamagra sildenafil cheapest citrate sildenafil zenegra plant sildenafil zenegra sildenafil citrate viagra make sildenafil zenegra

Good luck!
Anónimo disse…
Wazzzzup, super site!
http://m-5.uml.edu/_disc2/00000021.htm?effexor
[url=http://m-5.uml.edu/_disc2/00000021.htm?effexor]effexor[/url]
effexor
Regards
Anónimo disse…
Wazzzzup, you are best!
http://m-5.uml.edu/_disc2/00000022.htm?paxil
[url=http://m-5.uml.edu/_disc2/00000022.htm?paxil]paxil[/url]
paxil
Best Regards

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov