Avançar para o conteúdo principal

Almas Gémeas (por encomenda*)


* Sugeriram-me que falasse de almas gémeas... Este post vai ser adendado, concerteza, pelos requisitantes... É que não vale não comentarem o blog e depois pedirem-me que escreva por encomenda e deixarem-me sozinha nos meandros filosóficos... Grrrrr.

Voltando à vaca fria (muuuu, brrrr)... almas gémeas...
Existem?
Eu acredito. Que merda, acredito como se acredita no Pai Natal quando somos putos, como se tem fé, pura e simples! Até me darem prova em contrário, para mim existe. Até porque sou da geração fã da Meg Ryan, caramba!
Mas também acredito que é difícil de se encontrarem. A química e o amor livre são muuuito bons, mas também perigosos nos dias que correm. Pode facilmente cair-se em (des)enganos... Mas isso já vai do modus vivendi de cada um.
"Acredito que há um testo feito para cada panela". Não sei se passa por serem duas pessoas tão iguais ou tão diferentes. É engraçado depararmos com combinações improváveis ou com duas pessoas que "só podiam" resultar juntas... E ambas as situações acontecem.
Acredito que há um The One.
Agora como encontrarmos essa pessoa que nos complementa e nos faz sentir únicos de uma só vez... É outro dos enigma deste tema.
Totoloto humano? Destino? Hmmm... Decisions, decisions.
Acredito nos sinais. Muito. Às vezes demais. Há coisas que batem demasiado certo. Seja num trabalho, seja numa forma de estar na vida, seja na cama. Seja uma música que toca quando não se adivinhava. Seja um pensar numa pessoa e o telemóvel tocar. Seja um sonho. Seja a sintonia entre dois. Ou pura e simplesmente o cruzar de caminhos. Só podem ser um empurrão...
É uma maravilha estar-se com alguém que nos faz acreditar nisto, de tal forma que se tem a certeza.
E acredito que o amor pode durar uma vida. Sim, como os nossos pais ou avós. Não por obrigação, mas por teimosia, dedicação e pelo facto de não haver mais ninguém no mundo que queiramos abraçar. Mas isso é a arte suprema da alma gémea, isso é que é complicado de atingir. E não acho vergonha nenhuma que não se consiga: há que viver intensamente o momento para no fim, ao menos levarmos boas recordações e experiência de vida. Olé.
Há também, para mim (óbvio, para quem haveria de ser) uma diferença entre soul mates e meant to be.
Porquê? Porque às vezes não dá. Mas luta-se por isso, claro que sim. Deve lutar-se até ao fim, bater o pé ao destino. Ter a certeza de que se fez tudo o que se pode, respeitando, claro, a vontade e o espaço do outro (qual é a piada de estar madly in love e o outro tar madly out of here?). E só sabemos que não era mesmo o destino quando morremos e já não temos hipóteses de lutar mais.
E que o medo da solidão não nos impulsione ao desespero, à obcessão de agarrarmo-nos ao que temos apesar de ser insuficiente, de não proporcionar felicidade a um ou aos dois elementos (ou três, ou quatro, eu sou uma pessoa moderna). É levantar a cabeça e seguir em frente, sem perder o amor próprio, ou, pelo menos, a nossa identidade.
Eu acredito em Deus porque existe a natureza, a vida, e porque existe o amor. E é um sentimento superior. Em todas as suas facetas. A sorrir ou a chorar, faz-nos sentir vivos como nenhum outro. Se deixamos de nos sentir vivos, o amor acabou.
O amor perfeito que é a pura sintonia entre duas almas. E só vale a pena se for assim. E que seja para sempre enquanto durar.
Tenho dito.

Comentários

Anónimo disse…
Já leste a Brida, Paulo Coelho?
laura disse…
Por vezes os sinais são fruto do acaso. Nós é que teimamos em ver neles uma certa predestinação.
Anónimo disse…
Mesmo não sabendo quem te sugeriu para falares de almas gémeas, a tua reflexão e o assunto são bastante interessantes.
Deixo claro que pouco acredito em Deus, muito menos no Pai Natal, ainda menos na Meg Ryan, e de todo estes Bloggers. Acredito sim na mulher que amo mais que tudo.
Sim! Estou a levar o Amor e a Paixão permanente a um expoente muito alto na minha vida. Tento passar a mensagem a todos que me rodeiam.
O que é a vida senão o Amor pela pessoa que nós próprios escolhemos e nos dedicamos a 100%? o que ela senão a felicidade de poder estar vivo para tudo e para ser feliz com a "minha" mulher? O que é a dedicação à pessoa mais que tudo, senão um exemplo claro desse complexo conceito de "Alma Gémea"?!
Bom...eu sei que é inesperado, mas também pouco acredito nessas "Almas" que alguém muito inteligente inventou.
Desculpem-me, vocês que acreditam e reflectem, esta forma de estar na vida, de pouco acreditar nestes temas grandiosos que nos rodeiam.
Faço-o porque estamos em sintonia permanente e faço-o porque amo muito, muito mesmo, a mulher da minha vida.
polegar disse…
Pois isto é assim: eu acredito porque gosto de acreditar. Mas como refiro no fim do post, o que interessa é viver ao máximo. E que seja para sempre enquanto durar, e que valha a pena. Para ambos os participantes da aventura.
Obrigada, Lexotan e caro anónimo, pelos vossos comments. Voltem sempre (e espero que os sacanas que me pediram o post apareçam... grrrr)
polegar disse…
ah, e não, não li esse livro, anónimo... Aconselhas? Emprestas? É que tou mal de finanças... ;)
Anónimo disse…
Já li o Brida! Acredito em almas gémeas! Já encontrei o homem da minha vida! E sei que nada acontece por acaso, simplesmente pk o acaso não existe!
Novidades?
Anónimo disse…
Que esclarecido que tu es anónimo!
o que fazes aqui?
polegar disse…
Pois q também acho q o acaso não existe. Há demasiadas coincidências. Eu gosto de chamar-lhe serendipity, ou maravilhosos imprevistos. É a palavra que define melhor. E o resto é provocado pelo amor em si, que nos faz acreditar, não é? Nessas alturas somos tão crentes como crianças e sabe bem... É bom saber que há pessoas que já encontraram "o" amor. Que corra bem, é o que desejo.
Luis Gaspar disse…
Obrigado pelo comentário deixado no elasticidade. Assim vim cá ter não sem querer, mas por... sinal? Almas gémeas... foste logo tocar no ponto mais sensível da minha vida actual. Não se faz. Acrescentando sinais aos apontados: nascer à mesma hora, gostar exactamente das mesmas bandas nos mesmos períodos de vida, acordar à mesma hora morando a milhares de quilómetros de distância, passar um dia sem telefonar e apanhar o telefone impedido porque a outra pessoa decidiu telefonar no mesmo milésimo de segundo,... há mais. Há mais! Abraço...
Luis Gaspar disse…
Obrigado pelo comentário deixado no elasticidade. Assim vim cá ter não sem querer, mas por... sinal? Almas gémeas... foste logo tocar no ponto mais sensível da minha vida actual. Não se faz. Acrescentando sinais aos apontados: nascer à mesma hora, gostar exactamente das mesmas bandas nos mesmos períodos de vida, acordar à mesma hora morando a milhares de quilómetros de distância, passar um dia sem telefonar e apanhar o telefone impedido porque a outra pessoa decidiu telefonar no mesmo milésimo de segundo,... há mais. Há mais! Abraço...
polegar disse…
Oh, amigo Luís! Há tantos que faz confusão. Às vezes pensa-se: só posso tar a imaginar coisas. Claro, isto é psicológico, não é? Repara-se porque se está mais alerta. Mas é tão bom... que se lixe...
E de nada, volta sempre, que eu volto ao teu...
Anónimo disse…
Olá polegarzinho!

Sim, é a primeira vez que aqui te visito, mas mais vale tarde que nunca.
Não sei se vais descobrir quem sou, mas depois digo-te. (Era mais giro se descobrisses) Bem, mas em relação a este assunto em particular, deste-me que pensar, pois na verdade não sei o que penso sobre o assunto! Talvez por já ter tido a sensação de ter encontrado The One mais do que uma vez e depois ter falhado (claro!) Por isso, é um bocadinho como o Pai Natal: gostava muito que ele existisse, mas... sabemos que não é assim.
E se realmente existe uma alma gemea para cada um de nós? Se eu realmente acreditar nisso como é que vou passar o resto dos meus dias? Á procura!!
Mas ela pode estar na China!
Além disso, como posso eu ter a certeza de que a minha alma gemea é um homem se for verdade aquela história de haver 6 vezes mais mulheres que homens!
Acreditar em almas gemeas pode ser uma grande chatice e muito complicado!
Por isso prefiro o teu ultimo parágrafo e viver cada momento como se fosse o ultimo e que seja bom e para sempre enquanto durar! (até porque assim já me vou habituando!)
Beijos ENORMES para ti e para os que nos leem: aproveitem bem a vida porque daqui a pouco estamos todos mortos!
Rantanplan disse…
sobre almas gémeas: http://www.escritaxis.com/index.php?p=13&more=1&c=1&tb=1&pb=1

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid