Avançar para o conteúdo principal

avo actor

ali sentado, olhos brilhantes, molhados, miras o espaço de mãos no colo.
ainda és grande.
de vez em quando, a mão direita mexe-se, um pequeno tique de vida.
a tua voz, avô, é feita da profundidade da tua alma. grande, poderosa.
e ali, aos poucos, vais-te esquecendo que és ainda um menino de coração aos saltos - estranho, não é? pensava-te vivido, habituado - e viras menino deliciado, vibrante, empolgado. amas, ainda. ainda de paixão.
como consegues, avô?
como segues ainda ansioso como no primeiro dia. virtuoso como no primeiro dia, assim que te esqueces que as palavras às vezes nos enrolam, e as vives e vestes sem pudor. e abres os braços e evocas os fantasmas que vivem em ti - são tantos, avô, ainda os contas? - e de repente, no choro, colocas o nariz de palhaço e sorris.
como ainda sorris assim, avô? como na primeira vez que te vi, tão depois da tua primeira vez? aquela primeira vez que me fez querer ser como tu, ainda sem saber o que queria ser. vi-te tão grande, tão longe. tão doce e vivo, tão tangível. tudo de uma vez. assim.
cheio de luz, muito branca, muito plena, aura azul dos céus de verão, que nunca escurece, nunca enfraquece. apesar de tanta vida ter usado já esse corpo, de te teres entregue a tantas almas.
e assim agradeces, avô, depois de tudo passar. depois de viveres de novo fora de ti.
e mimas quem te vê, avô, com essa candura de menino, sem pressas, saboreando mais uma vez aquela trovoada mansa, emocionada. fazes-me chorar, avô.
e depois... depois de tudo... de flores na mão e livro na outra decoraste o meu nome, sem saberes que o meu coração deu um pulo quando te beijei. que a minha mão fez a festa mansa que queria tanto nesse teu cabelo branquinho e a minha pele reagiu de amor - esse amor que trazes e emanas, envolves - à tua barba de neve. áspera como as tuas mãos, de tanto pó que tens na pele. aquele pó dos espíritos, que eu também gosto de cheirar. não to contei, avô, tive vergonha. preferi ver-te apenas ali, a contar como te apetecia uma sandes, a tratar-nos por filhos, como se me sentasse na tua casa que não conheço, no calor do teu colo que apenas adivinho, a ouvir a tua voz grande e calma a contar-me as histórias que gostava de viver contigo. avô de olhos molhados, de vida de menino, de generosidade de homem que dá, apenas. e pede apenas aquele chão. homem - idoso ou velho? (sorrio) - que sabe tudo e não sabe nada. que vive tanto de tanto amor que espalha aos desconhecidos, que espalha em vendavais de voz grande, de braços abertos. avô de calças de ganga e colete, que há pouco vestia uma gola e vestes altivas, de rei, de alma, de grande senhor.
avô, queres ser meu avô?

um beijinho a ti, Ruy de Carvalho.
em cena no Teatro da Luz, "Palhaço de mim mesmo".

Comentários

Anónimo disse…
És muito Linda! E escreves cada dia melhor!

Beijos, B.
Anónimo disse…
Olha Linda, vais-me desculpar mas... tenho um recado para ti: o Ruy diz que sim, que quer ser teu avô, diz para guardares o outro que tens no coração e guardares um lugar para este novo!

Desculpa, mas achei que algo tão bonito e sincero não podia ficar "apenas" a navegar na blogosfera sem nunca chegar ao "destino" e portanto fiz de "Cupido"!
A opinião foi unanime, além de muito bonita és uma Poeta!

Beijo ENORME, B.
Knuque Mo disse…
desculpa se chocar: sei de fonte segura que o nosso R. de C. é alimento pra jovens e adultos, mas não é destino! P:O que quero dizer com isto? R:Os tempos são outros!
miak disse…
...que sorriso...o meu...

...largo e feliz...
Anónimo disse…
B.: não tenho palavras. foste uma sacana doce. um beijinho ao avô Ruy...

knuque: sejam outros, os tempos, mas nunca nos esqueçamos nós, os novos, que ainda há gente no palco que já lá estava, lá viveu. cuja vida e amor é o palco. exemplos. de preserverança, de dedicação. e trazem esperança: fazem acreditar que é possível viver lá a vida inteira. apesar das modelos, das cunhas, da ganância, dos wannabes.
Ruy de Carvalho foi simplesmente a minha primeira referência, em muito menina. antes de saber o que o teatro ia ser na minha vida. e isso é muito forte.
além disso, a humildade e a generosidade são intemporais. no Teatro ou no talho. e nesta profissão cada vez mais raras, apesar de essenciais.
acima de tudo, antes do actor, (com todo o direito a gostar ou não do seu trabalho) encontras ali um Homem grande, uma alma cheia. uma ternura. isso é impagável, inclassificável, incontornável.
beijo

miak: imagina o meu... :)
Anónimo disse…
Esse beijo será entregue, e fica sabendo que me recomendou várias vezes para não me esquecer de te agradecer e mandar um grande beijo!

Tens de cá voltar e receber esse beijo pessoalmente.

Beijo Graaaaaande! B.
Knuque Mo disse…
retiro o que disse. estou contigo. bj
Daniel Aladiah disse…
Querida Polegar
Homem grande por dentro, será um orgulho ser seu neto, mesmo no palco...
Um beijo
Daniel
elisa disse…
Não deve ser possível recusar este doce pedido:)!
Um texto muito bonito
Beijinhos
n. disse…
É grande. Esse sim um avô de referência!!!ainda bem que tens essa sorte de o sentir perto, sem ecrãs pelo meio.

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov