Avançar para o conteúdo principal

moinho de vento

voei por entre verdes e cinzas e riscas brancas.
cheguei lá e o coração levou-me ao topo do monte.
onde fui menina e apanhava amoras e fazia de canas os meus cavalos de pau e esfolava joelhos e, bebé ainda, brincava numa banheira insuflável com caixas de colgate. com uma baía como cenário, mato cerrado à volta e bancos de areia, onde rebolei.
onde comia as bolas de berlim na praia.
sentei-me na mó e voltei a ver o meu pai de faca do mato à cintura, a desbravar o caminho no primeiro dia de férias.
e a minha mãe de caracóis pretos a ondular ao vento.
a minha avó comigo ao colo.
e o velhinho Bugui a dormir à sombra da mesa de pedra onde comíamos as saladas de atum num tupperware, quando não havia mais dinheiro que o suficiente. quando não havia mais que tantos, tantos sorrisos.
agora está fechado, mas sei que sei voltar. e sei que aquelas paredes foram brancas, as janelas estavam abertas, cheirava a mar, pinheiros, eucaliptos e doce de amora e ainda lá deve estar a minha cama de bebé no andar de cima, ao cimo de umas escadas de pedra em caracol.
trouxe uma pinha comigo, daquelas que se usavam para acender a fogueira.
e nessa noite dormi embalada com os sons do vento no moinho.

Comentários

Anónimo disse…
escreves muito bem
Knuque Mo disse…
realmente os caminho do senhor são insondáveis. TAMBÉM trouxe uma pinha das minhas férias, mas não a vou queimar (primeiro porque não tenho lareira...) ficará num "arranjinho" de natal. Lindo
Unknown disse…
gosto muito de pinhas (gosto imenso de desenhar pinhas) e estes textos são muito bonitos
polegar disse…
nuno: não te ponhas a dizer disparates senão eu coro!
knuque: saudadinha! ai trouxeste uma pinha? pois eu também não vou queimar a minha, gosto mais do cheiro dela assim. vai ficar bonita num catinho especial da sala...
ricfotune: bienvenido! quando quiseres manda-me um desses desenhos, que eu adoro desenho! obrigada e volta sempre aqui ao estaminé!
Anónimo disse…
AAAAhhh Férias! Eis um sortilégio longínquo, apenas ao alcance de alguns privilegiados! Como não sou animal invejoso, desejo-te boas férias, agradeço-te o convite para visitar o teu blog e estendo a manta de convidada ao meu, sempre que quiseres...

Ora bem
polegar disse…
caro tubarão, mas que ideia é essa, hem? férias? eu?! nada disso! aquilo foi uma fugazinha no fim de semana passado! quem me dera poder ir de férias...
se leres alguns posts abaixo rapidamente perceberás que férias é algo que, neste momento, não me posso dar ao luxo de ter este ano... beijinho
Anónimo disse…
Olá Polegar!
Reitero o comentário do Nuno, achando que, embora continue num registo pessoal e intimista, o outro, o blog em que assinas como "duende" seja mais do meu agrado... embala-me mais, se é que não caio no excesso de intimidade para com uma desconhecida!

Bem-hajas...
Anónimo disse…
olá blogdabalta:
lamento dizer-te que não assino como duende... o miak é um óptimo escritor que mantém o blog "duende feliz...! confundiste-nos, sei lá porquê... beijinho e boas leituras!
Anónimo disse…
Era mesmo omedodoescuro.blogspot.com que tinha visitado! Não houve confusão, afinal...

Até logo

Mensagens populares deste blogue

take me away

uma música triste de Silence 4, uma balada doce de Lifehouse... o estado de espírito desta quarta feira. vou-me embora. por alguns dias, vou-me alhear do mundo. desta vez a redoma é minha. pegar no carro e ir. fazer-me à estrada. com destino marcado a vermelho no mapa, para uma despedida em grande. depois, logo se vê. vou poder descansar. a cabeça [das ansiedades], a máquina [que anda outra vez aos saltos], o corpo [fraco e dorido]. mas acima de tudo, vou poder ser. sorrir quando realmente me apetecer. chorar se e quando me apetecer. vai ser um fim de semana prolongado de apetecimentos.

q.b. de q.i.

como é sabido, neste centro de escritórios funciona também uma das maiores agências de castings do país. há enchentes, vagas de gente daquela que nos consegue fazer sentir mais baixos e mais gordos do que o nosso próprio e sádico espelho. outras enchentes há de criancinhas imberbes que nos atropelam no corredor de folha com número na mão. as mães a gritarem hall fora "não te mexas que enrugas a roupinha" ou "deixa-me dar-te um jeitinho no cabelo ptui ptui já está"... e saem e entram e sentam-se e entreolham-se naquele ar altivo as meninas muito compridas e muito fininhas, do alto ainda mais alto dos seus tacões e com a mini-saia pendurada no osso da anca, que o meu patrão já diz "deixem passar dois anos que elas começam a vir nuas aos castings... pouco falta... têm é de vir de saltos altos... isso é que já não descolam dos pés!" bom, nesses dias aceder à casa de banho é um inferno. é que elas enfiam-se lá dentro nos seus exercícios de concentração preferid

o duende feliz

não, não é nenhum post acerca do nosso amigo linkado aqui ao lado, esse mestre dos contos e das fantasias... se bem que merecia... é que recebi uma prendinha de Natal e pude voltar às dobragens... algures nesta quadra [ergh, detesto esta palavra] passará na TVI o filme de animação "O Duende Feliz", ou "The Happy Elf". a Molly sou eu. [não tem que enganar é a miúda cuja primeira cena se passa a apedrejar o dito Duende, o Eubie... eheheheh] e também sou eu [kind of] que abro o filme, com a Irmã... esta não tem nome próprio, mas é a ela e ao irmão [que ela entretanto transformou em árvore de Natal à pancada] que se vai contar a história do Duende. sim, sim, calharam-me as miúdas reguilas e ainda por cima as duas dentro da mesma faixa etária... e agora fazer duas vozes distintas...? seria cantado pelo Harry Connick Jr. [essa maravilhosa voz que me persegue com a banda sonora de When Harry Met Sally] mas agora deve ser o Quim Bé a cantar... também não está mal... tu, jov