quarta-feira, 6 de abril de 2005

saudade

tenho um amigo que diz que não sente saudades. mas quando me vê, o abraço é tão apertado que me deixa na dúvida.
eu tenho saudades. às vezes basta-me o silêncio turbulento dos carros a passar lá em baixo e a vista das minhas florinhas para me lembrar de onde me sinto bem e desejar poder correr para lá.
tenho saudades de colinho, daquela avó, de quem tanto falo. desta, que faleceu agora (falecer, que expressão tão vazia), não consigo ter saudades. mas tenho saudades de ver o meu pai bem disposto. e a minha mãe sem ar de zombie.
tenho saudades do meu cabelo.

posso ter saudades de um momento ou de um objecto. se calhar nem isso. de um respirar.
de poder respirar com calma.
hoje acordei com saudades. chama-se melancolia? sim, talvez seja isso.
andam todos a correr. vejo e sinto tudo a correr de um lado para o outro. este primeiro andar parece-me tão alto. sinto-me numa redoma de vidro, a querer fazer parte dessa correria.
apetece-me gritar: "esperem por mim!"
ou então acalmem-se. tenho medo de lá chegar a baixo e dar com tudo já ter passado.
tenho saudades de haver tempo e espaço para tudo. para mim.

4 impressões digitais:

Espiral disse...

A palavra saudade aparece quando temos a necessidade de algo: atenção, um carinho ou uma palavra de amor/amizade. Para mim esta palavra também está relacionada com a solidão... Duas palavras que dependem de nós com os outros e dos outros connosco!

O Estranho disse...

Saudade = solidão? Acho isso um pouco estranho. Saudade é realmente a necessidade, a falta de algo e isso sente-se até rodeado de amigos, mesmo dos verdadeiros. Hoje fui almoçar com amigos, passei uma tarde muito divertida com eles e, no entanto, tenho saudades do meu gato, que morreu há meses! Bom, mas isso não interessa, as opiniões de desconhecidos valem o que valem e já estou a dizer disparates... Gostei do texto, talvez pela melancolia.

Ni disse...

Eu não sei porque bebi um pouco ao almoço mas fazia dois furos nesse belo pescoço :)

Ni disse...

Peço perdão mas não me arrepndo do que disse :)